0163/2008 - Prescrição médica: orientações adequadas para o uso de medicamentos?
Medical prescriptions: adequate orientation to medicice use?
Autor:
• Alyne da Silva Portela - Alyne da Silva Portela - Esperança, Paraíba - Universidade Estadual da Paraiba - <alyneportela@yahoo.com.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
O conhecimento insuficiente de informação dada ao paciente durante a consulta médica, resulta em grandes dificuldades para a condução correta da terapêutica medicamentosa. Baseados neste contexto, o estudo teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos pacientes sobre os medicamentos prescritos na Atenção Básica no município de Esperança - PB. Para tal, foram entrevistadas 199 pessoas que após consulta médica receberam prescrição, tendo sido avaliado o nível de conhecimento desses pacientes em relação ao nome do medicamento, a dose, o horário, a finalidade, o tempo de uso e reações desagradáveis. Entre os entrevistados, 53,8% evidenciaram desconhecer o nome do medicamento, 20,3% a dosagem e 25,4% o horário de utilização. O item em que se observou maior freqüência de acerto foi finalidade do medicamento, tendo 75,1% dos pacientes apresentado bom conhecimento. No que se refere ao tempo de uso e as reações desagradáveis, 57,4% e 94,4% dos pacientes, respectivamente, não possuíam nenhuma informação correta. Os resultados sugerem que a maioria dos pacientes não apresenta o conhecimento adequado e seguro para a utilização dos medicamentos prescritos.Palavras-chave: Medicamentos. Prescrição. Informação sobre Medicamentos. Utilização de medicamentos.
Abstract:
During physician`s consultation, the lack of adequate information on medication to the patient is a major problem to reach the correct pharmacotherapy. This study aims at assessing the patient knowledge about prescribed drugs. To do that interviews were performed about type of medication, dosage, administration schedule, purpose, duration of treatment and side effects. Of 199 patients who were interviewed after they had received a prescription, 53,8% didn´t have any information about the medicine, 20,3% didn´t know the dosage and 25,4% didn´t know the medication schedule. The purpose of the medication was the information with the highest percentage of correct answers, with 75,1% of the patients showing o good level of knowledge. Regardimg to duration of treatment and side effects, 57,4% and 94,4%of the patients, respectively, didn´t present any correct information. Results sugest that the majority of the patients didn´t have sufficient and safe knowledge to the use of prescribed medication.Key-words: Medications. Prescription. Knowledge on medication. Medicine use.
Conteúdo:
Embora, os medicamentos sejam instrumentos indispensáveis, na maioria das situações, para a recuperação da saúde, eles não são isentos de risco e podem se tornar extremamente perigosos quando usados inadequadamente, o que os torna um grande problema de Saúde Pública mundial 1.
A utilização irracional de medicamentos proporciona não só perdas de ordem econômica para o governo e/ou o indivíduo, mas também podem produzir malefícios no âmbito sanitário, através do aumento das reações adversas, estas muitas vezes graves 2.
A prescrição médica é um dos pilares cruciais que deve ser trabalhada na busca incessante pelo uso racional de medicamentos. Uma boa prescrição ou um tratamento bem escolhido deve conter o mínimo de medicamentos possível e estes devem ter, mínimo potencial para provocar reações adversas, inexistência de contra-indicações, ação rápida, forma farmacêutica apropriada, posologia simples e por um curto espaço de tempo 3.
Entretanto, são muitos os fatores interferentes e que podem prejudicar o prescritor no momento da escolha de uma terapêutica adequada, entre eles estão: a sua concepção sobre o processo saúde-doença, a qualidade de sua formação técnica; as condições socioculturais e econômicas da população, a disponibilidade de medicamentos no serviço em que atua e as fontes de informações as quais teve acesso 4.
Por outro lado, também é grande o número de pacientes que não compreende o tratamento proposto, muitas vezes por ausência de informações verbais e/ou escritas pelo prescritor durante a consulta. O conhecimento insuficiente e a carência de educação e informação dada ao paciente sobre sua medicação, resultam em grandes dificuldades para a condução correta da terapêutica medicamentosa, provocando a ineficácia do tratamento ou até mesmo complicações severas 5.
Por isso é essencial que o prescritor forneça ao pacientes algumas informações como: o porquê da utilização do medicamento para que o paciente possa comprometer-se com o tratamento; orientações sobre a forma adequada de como fazer uso de cada medicamento, se com água, leite, suco, e/ou alimentos, antes, durante ou após as refeições; informações sobre a importância do cumprimento dos horários estabelecidos, a quantidade de medicamento e a duração do tratamento; e informações sobre a possibilidade de eventuais ocorrências de reações desagradáveis e qual a conduta a ser adotada 6.
Desse modo, este estudo teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos pacientes sobre os medicamentos prescritos após consulta médica em Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (PSF).
MÉTODOS
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, realizada através de pesquisa descritiva, analítica, participativa e exploratória. A amostra investigada constou de 199 pacientes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, atendidos em 4 Unidades Básicas do PSF da zona urbana do município de Esperança – PB, que se apresentaram à consulta médica desacompanhados e que receberam uma prescrição médica.
O município de Esperança está situado em uma área de 146,20 Km², representando 0,26% do Estado, estando a 145 Km da capital João Pessoa, com uma população segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimada para 2006 de 28.589 habitantes, sendo 17.322 habitantes na zona urbana e 11.076 na zona rural 7. A cidade conta atualmente com 10 Unidades Básicas do PSF, sendo 6 na zona urbana e 4 na zona rural, 1 Policlínica, 1 Hospital Municipal, 1 Centro de Apoio Psico-social (CAPS), 1 Centro de Saúde Materno Infantil e 1 Maternidade, sendo ofertado no município a atenção básica e a de média complexidade sendo o acesso à alta complexidade realizado por meio de referência para os municípios de Campina Grande e João Pessoa
O trabalho de campo realizou-se no período de 11 a 19 de abril de 2007, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado aos pacientes atendidos por médicos nas Unidades dos PSF’s. Os indivíduos que aceitavam participar da pesquisa, após os esclarecimentos essenciais sobre a pesquisa, assinavam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Inicialmente, coletamos dados sócio-demográficos e econômicos, como sexo, idade, escolaridade e renda. Quando o paciente entrava no consultório, era contabilizado o tempo da consulta, e ao sair continuávamos com a entrevista referente ao conhecimento do paciente sobre seu tratamento medicamentoso, caso o mesmo recebesse uma prescrição.
Para caracterizar o grau de conhecimento do paciente, foram coletados dados relativos ao medicamento como nome, horário, dose, finalidade, tempo de utilização e reações desagradáveis que o medicamento poderia provocar. Fês-se a opção por utilizar o termo reações desagradáveis em vez de reações adversas, assim como no estudo de Miasso & Cassiani 5, para facilitar o entendimento dos pacientes sobre a pergunta, pois quando usávamos o termo reações adversas quase todos os entrevistados não sabiam do que se tratava. Além do mais, entendemos que quando tratamos à questão reações desagradáveis nela estão incluídas além das reações adversas, os efeitos colaterais e reações de hipersensibilidade, tornando-a uma terminologial mais abrangente.
O grau de conhecimento dos pacientes foi categorizado de 0% a 100% em 5 intervalos de classes, seguindo a escala adotada por Miasso & Cassiani 5:
• 0% -I nenhum conhecimento
• 0,1% -I 25% muito pouco conhecimento
• 25% -I 50% pouco conhecimento
• 50% -I 75% conhecimento regular
• 75% -I 100% bom conhecimento
A resposta para cada pergunta foi classificada como certa ou errada. As respostas “não sei, ou “não fui informado” foram classificadas como erradas. Dessa maneira, se foram prescritos 5 medicamentos para um mesmo paciente, e este só respondeu corretamente a dosagem de 3, atribuímos 60% para o seu grau de conhecimento sobre a dosagem, sendo esse cálculo também aplicável para as outras variáveis em estudo. As respostas foram confrontadas no momento com a prescrição médica, e no caso da informação não constar na receita, essas eram transcritas para posterior consulta a literaturas específicas.
Durante a realização da entrevista, era permitido ao paciente consultar a receita ou qualquer outro material, como embalagem do medicamento para responder as questões.
Ao final da coleta de dados, estes foram submetidos a tratamento estatístico, sendo expostos de maneira descritiva e analítica, em percentuais simples. Para análise dos dados utilizou-se o software Epi Info (versão 3.4) e Microsoft Office Excel 2003, sendo os mesmos apresentados em forma de tabelas. Nas análises, o resultado considerado como de significância estatística foi aquele que apresentou probabilidade (p) inferior a 5% (p<0,05).
O protocolo deste relato foi aprovado pelo parecer 0011.0.133.000-07 do Comitê de Ética e Pesquisa – CEP da UEPB. O presente artigo faz parte do projeto de dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva da UEPB.
RESULTADOS
Em cada unidade de PSF foram entrevistados 60 pacientes, totalizando 240, entretanto 41 destes não receberam prescrição médica e por isso foram excluídos da análise dos dados.
Dos 199 indivíduos aptos para a análise dos dados, 40 (20,1%) eram do sexo masculino e 159 (79,9%) do sexo feminino. Em relação à idade, obteve-se uma variação de 18 a 84 anos, com uma média de 49 anos. A renda familiar mensal do grupo em estudo variou de a 0,00 a 1.000,00 reais por pessoa, com uma média de 157,83 reais.
Em relação à escolaridade, 11,1% eram analfabetos, 14,6% analfabetos funcionais, 60,8% possuíam o ensino fundamental incompleto, 2,5% o ensino fundamental completo, 3,0% o ensino médio incompleto e 6,5% o ensino médio completo. Quanto ao ensino superior, apenas 0,5% o concluiu e 1,0% apresentou ensino superior incompleto. Todas as características sócio-demográficas e econômicas podem ser visualizadas na Tabela 1.
Na tabela 2, podemos observar que 53,8% dos pacientes entrevistados tiveram nenhum conhecimento sobre o nome do medicamento prescrito, 1,0% muito pouco, 6,6% pouco conhecimento, 15,2% conhecimento regular e 23,4% bom conhecimento. Também foram consideradas respostas corretas aquelas em que o paciente citava o nome comercial para medicamento prescrito pelo nome genérico e vice-versa.
Em relação à dose correta 20,3% dos pacientes entrevistados apresentaram nenhum conhecimento, 1,5% muito pouco, 8,6% pouco conhecimento, 21,3% conhecimento regular e 48,2% bom conhecimento (Tabela 2). As respostas para este item foram consideradas corretas quando correspondiam para cada horário à quantidade para formas farmacêuticas sólidas (comprimidos, cápsulas, drágeas, etc.) ou em quantidade de medidas para formas farmacêuticas líquidas (xaropes, suspensões, emulsões, etc.), para outras formas farmacêuticas semi-sólidas (pomadas, cremes, etc.) e pós foram consideradas como respostas o modo de preparo e/ou utilização.
No que concerne ao horário de utilização dos medicamentos, 25,4% dos pacientes entrevistados tiveram nenhum conhecimento, 2,0% muito pouco, 8,6% pouco conhecimento, 19,8% conhecimento regular e 44,2% bom conhecimento (Tabela 2). Foram consideradas como corretas as respostas dadas em número de vezes de utilização por dia (por exemplo, 2 vezes ao dia) ou intervalo de tempo entre as doses (por exemplo, de 12 em 12 horas) de acordo com o que estava escrito na prescrição médica. Também foram consideradas como certas respostas em que na receita constava 3 vezes ao dia e o paciente citava o uso de 8 em 8 horas, e o processo inverso igualmente foi aceito.
O item em que se observou maior freqüência de acerto foi o de finalidade do medicamento com 75,1% dos pacientes apresentaram bom conhecimento, ainda 7,6% dos entrevistados tiveram nenhum conhecimento, 2,5% muito pouco, 3,0% pouco conhecimento, 11,7% conhecimento regular (Tabela 2). As respostas referentes à finalidade do medicamento foram consideradas corretas, desde que correspondessem ao local de ação do medicamento ou tivesse efeito sobre o sintoma descrito.
Para o tempo de uso do medicamento 57,4% dos pacientes entrevistados tiveram nenhum conhecimento, 0,0% muito pouco, 4,1% pouco conhecimento, 8,6% conhecimento regular e 29,9% bom conhecimento (Tabela 2). Para tratamentos de curto prazo, como por exemplo, tratamentos à base de antibióticos, as respostas foram tidas como corretas de acordo com o que estava presente na receita médica, e quando a informação não constava na receita e o paciente relatava que o médico não havia informado verbalmente o período de uso, as respostas eram tidas como erradas. Enquanto isso, para os tratamentos de doenças crônicas, como a Hipertensão Arterial Sistêmica, foram consideradas corretas as respostas "até a próxima consulta", "pelo resto da vida", ou referências semelhantes, desde que estivessem relacionadas à avaliação médica ou o andamento da doença.
Em relação aos cuidados sobre o surgimento de reações desagradáveis 94,4% responderam desconhecer ou não ter sido informado sobre a possibilidade do aparecimento de reações e qual procedimento realizarem caso estas ocorressem. Os demais entrevistados apresentaram os seguintes níveis de conhecimento: 0,0% muito pouco, 2,0% pouco conhecimento, 0,5% conhecimento regular e 3,0% bom conhecimento (Tabela 2).
Nenhuma das variáveis estudadas sobre o grau de conhecimento dos pacientes sobre o tratamento prescrito teve relação com o nível de escolaridade, renda ou sexo dos entrevistados, não apresentando significância estatística (p>0,05).
DISCUSSÃO
No estudo, observamos indivíduos com diversificados graus de conhecimento sobre as variáveis referentes aos medicamentos prescritos. Os dados evidenciaram serem insuficientes o conhecimento dos pacientes sobre a terapia medicamentosa, podendo levá-los a erros referentes à dose, horário, omissão entre outros, devido à carência de informação e/ou entendimento.
A variável escolaridade foi obtida com a intenção de verificar se a compreensão do tratamento poderia estar ou não relacionado com o nível de escolaridade dos pacientes. Contudo, não encontramos valores a partir dos quais pudéssemos relacionar o grau de conhecimento sobre as medicações prescritas a escolaridade dos entrevistados.
A variável renda também não apresentou relação significativa para os diferentes graus de conhecimento, todavia esta variável torna-se de extrema importância no processo de adesão ao tratamento, tendo em vista que muitas vezes o paciente não consegue a obtenção do medicamento no serviço público e acaba não efetivando a terapêutica por dificuldades financeiras e o alto custo de certos medicamentos.
Embora não tenhamos encontrado, neste estudo, dependência significativa do grau de conhecimento dos pacientes com o nível de escolaridade, renda ou sexo, é de vital importância que a prescrição medicamentosa seja baseada numa comunicação saudável e munida de informações tanto da terapia quanto da patologia considerando-se o isolamento social, custo, escolaridade do sujeito 8.
No estudo podemos observar também que a média de medicamentos por receita foi de 2,6. Prescrições contendo mais de um medicamento são freqüentes e contribuem para o surgimento de reações adversas decorrentes de interações medicamentosas, assim como pode dificultar o entendimento do paciente ou aumentar as chances de enganos durante a administração. Portanto, os prescritores devem estar conscientes da potencialidade de interações e de seus mecanismos, precisam simplificar regimes posológicos, adequando-os aos hábitos de vida do paciente sempre que possível 9.
O tempo médio de consulta foi de 8 minutos e 40 segundos, variando de 1 minuto até 23 minutos e 9 segundos, melhor que o valor médio encontrado em estudo realizado em Ponta Grossa que foi de 6 minutos e 8 segundos 10. Entretanto esses valores estão bem abaixo do tempo preconizado pelo SUS, na Portaria n º 1101/GM de 12/06/02, que é de 15 minutos 11.
Mesmo sendo permitido que os pacientes consultassem a prescrição para responder as perguntas relativas à medicação, muitos alfabetizados queixavam-se de não conseguir decifrar o que estava escrito ou rabiscado na receita. Em um estudo realizado por em Brasília 12, apenas 18,7% dos pacientes compreendiam integralmente o teor da prescrição, sendo que 56,3% conseguiam ler a receita.
Se acrescentarmos o fato de muitos desses pacientes terem doenças crônicas e já usarem os mesmos medicamentos já há algum tempo, isto se torna mais um problema tendo em vista que o não cumprimento do tratamento pode gerar complicações irreversíveis 13.
Outro fator preocupante com o qual nos deparamos foi o fato de que quando o paciente não possuía nenhuma informação correta sobre a utilização dos medicamentos prescritos, nós perguntávamos “Então como irá fazer uso da medicação?” e as respostas dadas eram “Quando eu for buscar ou comprar o remédio na farmácia eles me explicam” ou “Minha filha é quem me ensina”. Esta é uma situação extremamente perigosa, uma vez que nem sempre o paciente encontrará na farmácia a pessoa habilitada para dar as orientações corretas, no caso o Farmacêutico, como também familiares ou outras pessoas podem não compreender o que está escrito na prescrição, vindo o paciente a fazer o uso incorreto da medicação.
É necessário ressaltar que, embora os pacientes conheçam a dose e o horário de utilização do medicamento, por exemplo, isso não é garantia absoluta que os mesmos irão utilizá-los de forma correta, uma vez que há outros fatores envolvidos na utilização dos medicamentos. Ademais, o fato de não entender uma única instrução de um único medicamento já é suficiente para trazer sérios problemas de saúde ao paciente 10.
A insuficiência de informação que mais se destacou pela ausência de conhecimento foi sobre as reações desagradáveis que os medicamentos pudessem provocar, a qual poderia estar relacionada à não valorização da classe dos prescritores em citá-las como também dos pacientes de solicitá-las. Por outro lado, o prescritor muitas vezes pode não fornecer a informação com receio do paciente se negar a aderir ao tratamento ou que venha a sentir possíveis reações por auto-sugestão 13.
Os resultados encontrados também apontam para outros problemas encontrados na Saúde Pública e que dificultam a consolidação do uso racional de medicamentos. Primeiramente, podemos pontuar para as carências existentes entre os profissionais de saúde, especialmente, a classe médica, sobre os aspectos referentes à farmacologia e o cuidado ao paciente, onde muitas vezes esses profissionais não fornecem as informações necessárias aos pacientes por desconhecimento ou até mesmo por negligência 14. Em segundo lugar, a ausência do profissional Farmacêutico na farmácia, impede que os pacientes recebam as instruções adequadas e que seja realizada a avaliação sobre interações medicamentosas maléficas e possíveis reações adversas 15.
Assim, sugere-se que se deve ter mais atenção aos programas educativos tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários de medicamentos, dando-se ênfase também aos riscos da automedicação, da interrupção e da troca da medicação prescrita.
AUTORIA
Alyne da Silva Portela: mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba, responsável pela concepção, coleta de dados e redação do artigo;
Mônica Oliveira da Silva Simões: professora do Curso de Farmácia e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual da Paraíba, responsável pela revisão crítica e aprovação final do artigo;
Sayonara Maria Lia Fook: professora do Curso de Farmácia e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual da Paraíba, responsável pela revisão crítica e aprovação final do artigo;
Asdrúbal Nóbrega Montenegro Neto: mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba, executou as análises estatísticas dos dados;
Paulo César Dantas da Silva: discente do Curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, trabalhou na coleta de dados.
REFERÊNCIAS
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