The objective of this study is to present the results of patient satisfaction using the Net Promoter Score (NPS). This is a cross-sectional study carried out with microdatathe National Household Sample Survey Continua of 2022, which corresponds to the module on Primary Health Care. Sample size was 48,068 caregivers of children under 13 years of age in all 27 units of the federation. The main variables considered were the score attributed to the health service in the last service in the 12-month period (which generated the NPS indicator) and the main reason for this score. Estimates were presented in the form of confidence intervals. It was observed that no region of the country achieved a result defined as a Quality Zone (between 51 and 75), focusing on a category called Improvement Zone (between 1 and 50). The best performance was in the South region (+33) and the worst performances in the Northeast and Southeast regions (+27). Among the Brazilian states, Rio Grande do Sul stands out (+41), with performance closest to the Quality Zone. Estimates also indicate that higher grades are correlated with higher PCATool scores. The NPS can be an important ally to quickly assess the patient experience in primary health care services in Brazil.
Keywords:
Primary Health Care, Service Evaluation, Health Services.
O uso do Net Promoter Score (NPS) para avaliação da atenção primária à saúde em saúde: resultados de inquéritos de base populacional
Abstract(resumo):
O objetivo desse estudo é apresentar os resultados da satisfação dos pacientes a partir do uso do Net Promoter Score - NPS. Trata-se de um estudo transversal realizado com microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua de 2022 e que corresponde ao módulo sobre Atenção Primária à Saúde em que a amostra realizada foi de 48.068 responsáveis por crianças menores de 13 anos em todas as 27 unidades da federação. As principais variáveis consideradas foram a nota atribuída ao serviço de saúde no último atendimento no período de 12 meses (que gerava o indicador NPS) e o principal motivo para essa pontuação. As estimativas foram apresentadas sob a forma de intervalos de confiança. Observou-se que nenhuma região do país alcançou um resultado definido como Zona de Qualidade (entre 51 e 75), se concentrando numa categoria denominada Zona de Aperfeiçoamento (entre 1 e 50). O melhor desempenho foi na região Sul (+33) e os piores desempenhos nas regiões Nordeste e Sudeste (+27). Dentre os estados brasileiros destaca-se o Rio Grande do Sul (+41), com desempenho mais próximo da Zona de Qualidade. As estimativas também indicam que as maiores notas atribuídas estão correlacionadas com maiores escores do PCATool. O NPS pode ser um importante aliado para avaliar de maneira rápida a experiência do paciente nos serviços de atenção primária à saúde no Brasil.
Keywords(palavra-chave):
Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Serviços, Serviços de Saúde.
D’Avila, O. P., Perrone, L. R., Cardoso, M. R.. O uso do Net Promoter Score (NPS) para avaliação da atenção primária à saúde em saúde: resultados de inquéritos de base populacional. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Apr). [Citado em 05/11/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/o-uso-do-net-promoter-score-nps-para-avaliacao-da-atencao-primaria-a-saude-em-saude-resultados-de-inqueritos-de-base-populacional/19182?id=19182