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0940/2013 - Ortotanásia: Conhecimento, envolvimento e sentimentos de concluintes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia.
Orthothanasia: Awareness, involvement and feelings of undergraduate students of medicine, nursing and psychology.

Autor:

• Silvia Mayumi Obana Gradvohl - Gradvohl, S.M.O. - Campinas, SP - Universidade São Francisco - USF - <silviagradvohl@gmail.com>

Coautor(es):

• Mariana Pires Menezes - Menezes, M.P. - Universidade São Francisco - USF - <maripires.menezes@hotmail.com>

• Luís Roberto Gonçalves dos Santos - Santos, L.R.G. - Universidade São Francisco - USF - <luisrgsantos@gmail.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Na ortotanásia ocorre a suspensão dos procedimentos médicos na fase terminal do paciente para que ocorra a morte natural, com o alívio dos sintomas que levam ao sofrimento. Neste processo, profissionais como médicos, enfermeiros e psicólogo, interagem com o paciente e seus familiares. Por isso, é desejável que desde a graduação, estes profissionais tenham em suas formações disciplinas voltadas para esta demanda. O objetivo desta pesquisa qualitativa foi avaliar o conhecimento sobre ortotanásia dos concluintes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia de uma universidade. Por meio de questões disparadoras foi realizada entrevista semiestruturada com 22 alunos. As entrevistas foram gravadas e transcritas para análise de conteúdo e identificação de categorias temáticas. Foi possível identificar 3 categorias: conhecimento sobre a ortotanásia, quem deveria se envolver com este processo e sentimentos vivenciados frente a morte. Os dados mostraram que os estudantes possuem um baixo conhecimento sobre o tema, consideram importante o envolvimento dos familiares na decisão da ortotanásia, e não se sentem preparados para o enfrentamento da morte. Conclui-se que há necessidade de mudanças sobre o enfoque dado ao tema terminalidade nos cursos de graduação da área da saúde, visando preparar melhor os futuros profissionais.

Palavras-chave:

ortotanásiaprofissionais de saúdemorte

Abstract:

Orthothanasia proposes the suspension of medical procedures to patients in terminal state, which leads to a natural end of life, relieving symptoms that lead to suffering. In this process, professionals such as doctors, nurses and psychologists, interact with patients and their families. Therefore, it is desirable that since undergraduate programs, these professionals have training courses targeted to properly handle this demand. The purpose of this qualitative study was to evaluate the orthothanasia knowledge of undergraduates in medical, nursing and psychology courses in a university. Through triggering questions was conducted semi- structured interviews with 22 students. The interviews were recorded and transcribed for content analysis, and main themes identification. It was possible to identify 3 categories: knowledge about orthothanasia, who should be involved in this process and feelings experienced when facing death. The data demonstrated that students have a little knowledge about the subject, they consider important the family involvement in the orthothanasia decision and they also do not feel prepared to face the death. The conclusion points towards the need to change the focus on end-of-life matter in the health care undergraduate programs in order to better prepare the future professional.

Keywords:

orthothanasiahealth professionalsdeath

Conteúdo:

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Como

Citar

Gradvohl, S.M.O., Menezes, M.P., Santos, L.R.G.. Ortotanásia: Conhecimento, envolvimento e sentimentos de concluintes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2013/Jun). [Citado em 19/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/ortotanasia-conhecimento-envolvimento-e-sentimentos-de-concluintes-dos-cursos-de-medicina-enfermagem-e-psicologia/13295?id=13295&id=13295

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