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0132/2016 - A pesquisa-intervenção em promoção da saúde: Desafios metodológicos de pesquisar “Com”.
Health promotion intervention-research: Methodological challenges of research.

Autor:

• Rosilda Mendes - Mendes, Rosilda - Universidade Federal de Sao Paulo - <rosilda.mendes3@gmail.com>

Coautor(es):

• Luciane Maria Pezzato - Pezzato, L.M. - Campinas, São Paulo - Universidade Federal de Sao Paulo - <lucianepezzato@gmail.com>

• Daniele Pompei Sacardo - Sacardo, Daniele Pompei - Universidade Estadual de Campinas - <dsacardo@fcm.unicamp.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Este ensaio discute a ampliação do sentido de intervenção como um caminho da pesquisa em promoção da saúde e pretende suscitar indagações e reflexões de cunho teórico-metodológico. Parte do pressuposto de que o conjunto das práticas de promoção da saúde constitui-se em um dos mais instigantes e necessários desafios metodológicos de um campo que almeja, desde uma perspectiva crítica, fortalecer a autonomia dos sujeitos, a participação, a valorização de movimentos instituintes, os processos de subjetivação e atribuir sentidos às experiências. Um importante norteador metodológico parte da reflexão sobre que tipo de ações melhor serviria para enfrentar os inúmeros desafios dos campos pedagógico e profissionais e a conformação de um coletivo como um catalizador de mudanças. Entre as recentes formulações acerca da pesquisa-intervenção destacamos a abordagem teórico-metodológica da Análise Institucional e o dispositivo da produção de diários de pesquisa. Por fim, consideramos que metodologias informadas por princípios da inclusão buscam romper com as abordagens verticais e estanques e evidenciam elementos de que o desejo de se articular, a potência de agir em favor do diálogo e interação podem produzir saúde e ativar novas formas de construir práticas promotoras de saúde.

Palavras-chave:

promoção da saúdepesquisa-intervençãopesquisa participativa

Abstract:

This essay discusses the broadening of the meaning of intervention as a pathway for research in health promotion and raises theoretical-methodological reflections. Its presupposition is that the set of health promotion practices constitutes one of the most intriguing, necessary methodological challenges in a field which seeks, critically, to strengthen the autonomy of the subjects, their participation, the instituting movements’ value, the processes of subjectivization, and to give meaning to the experiences involved. One important methodological guideline arises as to what type of actions would best address the innumerable challenges of the pedagogical/professional fields and the creation of a collectivity as a catalyst of change. Among recent formulations on intervention-research we emphasize the theoretical-methodological approach of Institutional Analysis and the production of research diaries. Finally we consider that methodologies shaped by principles of inclusion abandon vertical, self-contained approaches and bring out elements showing that the desire to articulate and the power of action in favor of dialog and interaction can produce health and activate new forms of constructing health promotion practices.

Keywords:

health promotionintervention-researchparticipative research

Conteúdo:

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Como

Citar

Mendes, Rosilda, Pezzato, L.M., Sacardo, Daniele Pompei. A pesquisa-intervenção em promoção da saúde: Desafios metodológicos de pesquisar “Com”.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/mar). [Citado em 18/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-pesquisaintervencao-em-promocao-da-saude-desafios-metodologicos-de-pesquisar-com/15556?id=15556&id=15556

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