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0895/2009 - A DIMENSÃO ÉTICA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: ESTUDO DE CASO COM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
The ethical dimension of professional training in health: case study of undergraduate dentistry courses

Autor:

• Mirelle Finkler - Finkler, M - Fpolis, SC - Universidade Federal de Santa Catarina - <mirellefinkler@yahoo.com.br, mirelle.finkler@ufsc.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5764-9183


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Trata-se de um estudo de caso que objetivou delinear um panorama da formação ética nos cursos de graduação em Odontologia brasileiros, a fim de construir conhecimentos relativos às mudanças necessárias no sentido de se formar profissionais de saúde eticamente competentes. Para tanto, o objeto deste estudo - a formação ética dos estudantes - foi delimitado por um marco conceitual, construído na interface de diversos conceitos inter-relacionados. O marco também colaborou no delineamento desta pesquisa qualitativa, que incluiu um questionário com questões ético-pedagógicas, enviado aos coordenadores dos 15 cursos selecionados para a amostra. Os resultados apontaram um comprometimento pontual dos cursos com a dimensão ética da formação profissional, bem como avanços em relação à capacitação docente, ao perfil do egresso e ao processo de integração curricular. Por outro lado, indicou deficiências quanto aos conteúdos relacionados à formação cultural, humanística e política, em relação à orientação didática e aos cenários de ensino-aprendizagem, ao processo avaliativo, além da incipiente presença da Bioética enquanto disciplina e tema transversal curricular, acompanhada pela escassa formação específica de seus docentes.
Ética; Bioética; Educação Superior; Recursos Humanos em Odontologia; Educação em Odontologia; Escolas de Odontologia.

Abstract:

This case study aimed to outline an overview of ethics training on Brazilian undergraduate dentistry courses, in order to construct knowledge related to the changes required with regard to the training of ethically competent health professionals. Thus, the objective of this study – the ethics training of students – was defined by a conceptual reference, constructed at the interface of inter-related concepts. The reference also contributed to the outlining of this qualitative research, which includes a questionnaire with ethical-pedagogical questions, sent to the coordinators of 15 courses selected for the sample. The results indicated a precise commitment of the courses to the ethical dimension of the professional training, as well as advances related to the training of the teaching staff, the profile of the graduate and the curricular integration process. On the other hand, they highlighted deficiencies regarding the contents concerned with the cultural, humanistic and political background, in relation to the didactic orientation, the teaching-learning scenarios, the evaluation process, and also the incipient presence of bioethics regarding the subject and the crossover curricular theme, together with the lack of specific training of the teaching staff.
Ethics; Bioethics; Education, Higher; Dental Staff; Education, Dental; Schools, Dental.

Conteúdo:

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Como

Citar

Finkler, M. A DIMENSÃO ÉTICA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: ESTUDO DE CASO COM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2009/set). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-dimensao-etica-da-formacao-profissional-em-saude-estudo-de-caso-com-cursos-de-graduacao-em-odontologia/4505?id=4505

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