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FAQ - Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre a submissão, pagamentos de taxas, tradução de artigos e informações relevantes a publicação de um artigo na Revista Ciêntífica Ciência & Saúde Coletiva.

Para enviar artigo para a Revista Ciência e Saúde Coletiva é preciso submetê-lo através do site (www.cienciaesaudecoletiva.com.br). Na página inicial, na parte superior, clique em Submissão. Ao entrar nessa área de submissão, clique em Como submeter seu artigo, leia as novas orientações e informações sobre pagamento de taxa de submissão e ao lado em Normas de submissão, estão as normas de submissão de artigos. A taxa de submissão para artigos nacionais é de R$ 100,00, e para artigos internacionais é de US$ 25,00, não há taxa de publicação. Recomendamos primeiro, antes de pagar a taxa e submeter o artigo à avaliação, ler as normas da Revista, lá há novas e importantes orientações na parte Notas sobre a Política Editorial.
Não há taxa de publicação. Para artigos nacionais somente é cobrada a taxa de submissão de R$100,00 reais e para artigos internacionais, a taxa de submissão de US$25,00 dólares e mais nenhum outro valor. Caso o artigo seja aprovado, não é preciso pagar taxa de publicação. Mas no caso de recusa do artigo, não há devolução do valor da taxa de submissão. Este apoio dos autores é indispensável para financiar o custeio da Revista, viabilizando a publicação com acesso universal dos leitores.
Se você vai submeter um artigo para avaliação pela primeira vez à Revista Ciência & Saúde Coletiva, você terá que entrar em nosso site e clicar no acesso para submeter o artigo em Submissão, Como submeter seu artigo, e na tarja em destaque cinza, clique em Faça o pagamento online, você fará um cadastro e depois poderá fazer o pagamento da taxa de submissão da forma que optar. Ao lado, você encontrará em Normas de submissão, as normas de submissão de artigos e no final tem um botão para acessar o sistema ScholarOne de avaliação de artigos. Ao clicar nesse botão, você vai para a página inicial do sistema e terá que clicar em Create An Account (Crie uma conta) para fazer o cadastro e após isso, submeter o artigo. Mas verifique antes para desbloquear o bloqueador de pop ups do seu navegador de internet, senão não deixa fazer o login. Você deverá cadastrar uma senha que deve ter exatamente 8 caracteres alfanuméricos e depois terá acesso à submissão do artigo. Se você for o único autor que estiver fazendo a submissão, deverá inserir o seu Orcid em seu cadastro, pois é obrigatório para o autor que estiver fazendo a submissão. No campo para anexar os arquivos do artigo, o comprovante do pagamento da taxa de submissão deverá ser anexado como anexo do tipo supplemental file NOT for review.
A Revista Ciência & Saúde Coletiva tem a característica de ser temática, mas publicamos também artigos de revisão, opinião e temas livres. Os artigos temáticos são selecionados da seguinte forma: por chamada pública, convite ou por coletânea de artigos já aprovados.
A periodicidade da Revista Ciência & Saúde Coletiva é mensal e a classificação atual no Qualis Capes, sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação, é A1.
O limite de caracteres dos artigos, dependendo da modalidade do artigo, sendo até 40 mil caracteres com espaço para artigos de temas livres, até 45 mil caracteres com espaço para artigos de revisão, até 20 mil caracteres com espaço para artigos de opinião, são contados desde a introdução até as referências. O resumo, o abstract e o resumen são contados à parte e devem ter até 1400 caracteres com espaço cada, contados desde a palavra resumo/abstract/ resumen até as palavras-chave/Keywords/palabras clave. As ilustrações, se houver, (tabelas, figuras, quadros, gráficos) também não entram na contagem dos caracteres, mas só são aceitas até cinco imagens por artigo.
O total de ilustrações permitido por artigo são até cinco ilustrações com no máximo 2 laudas cada. Se o total de ilustrações exceder 10 laudas é preciso reduzir ou separar as ilustrações que vão entrar no artigo e o material suplementar (este, caso o artigo seja aprovado poderá ser depositado no repositório de dados Scielo Data). Mas se o autor optar por separar, quando for submeter o artigo, deve-se colocar o material suplementar como anexo do tipo supplemental file for review. Após a submissão é feita uma conferência de normas e caso precise de ajustes, o artigo será retornado para a área do autor para ajustes e será enviada uma notificação por e-mail.
O limite de autores por artigo é de oito autores, se exceder esse limite, os demais terão seus nomes incluídos nos agradecimentos. Há artigos com mais autores em se tratando de grupos de pesquisa ou em casos excepcionais com autorização dos editores.
No arquivo principal do artigo (Main document), deve-se colocar toda a parte textual do artigo: título em português, título em inglês, título em espanhol, resumo/palavras-chave, abstract/keywords, resumen/palabras clave, corpo do texto e referências no idioma escolhido para a submissão. Exceto os dados dos autores. Os dados dos autores devem-se colocar em um arquivo chamado Title page (Página de rosto), que deve conter, título do artigo título em português, título em inglês, título em espanhol, nomes dos autores, instituição, e-mail, Orcid e endereço para correspndência. As contribuições dos autores, agradecimentos (se tiver) e financiamento (se tiver), devem-se incluir na carta de apresentação (cover letter), que fica na etapa 5 da submissão. Se as figuras não desconfigurarem, o (a) autor (a) pode enviar no corpo do texto, no final do texto, no mesmo arquivo ou uma a uma separadamente, mas se enviar no final do texto ou separadamente, o (a) autor (a) terá que indicar no texto o local onde as imagens vão aparecer.
A carta de apresentação ao editor é necessária, não temos um modelo específico, mas nas normas da Revista na parte Nota sobre Política Editorial é destacada a importância da carta. Normalmente na carta fala-se em linhas gerais do artigo, da pesquisa que o originou, se há conflito de interesses, financiamento, agradecimentos (se houver) e também incluem-se as contribuições dos autores no artigo. Essa carta deve ser anexada na parte Cover letter (etapa 5 da submissão). Após a avaliação, no caso do artigo receber parecer Major Revision (Grande Revisão) ou Minor Revision (Pequena Revisão), quando o (a) autor (a) enviar o artigo com as correções, deve anexar uma carta resposta sem identificação dos autores no campo dos anexos (supplemental file for review), respondendo ponto por ponto ao que foi pedido pelos pareceristas.
As declarações que são solicitadas pela Revista Ciência & Saúde Coletiva só são pedidas após o artigo ser aprovado. Então, segue um e-mail pedindo as declarações e vão modelos em anexo e todos os autores do artigo devem assinar. Não precisa se preocupar com as declarações quando for submeter o artigo.
Desde março de 2014, o sistema de submissão da Revista Ciência & Saúde Coletiva passou a adotar por exigência do Scielo, o ScholarOne, que é em inglês, porém a Revista recebe artigos em português, que são a grande maioria, inglês, espanhol e francês. Os autores podem submeter seus artigos em português, normalmente, porém segundo as normas, é preciso colocar somente o título e o resumo também em inglês e em espanhol. Essas partes em inglês e em espanhol são colocadas, quando for anexar o arquivo do texto completo. Quando os artigos já aprovados entram no prelo da Revista para aguardar a publicação, é enviado um e-mail perguntando se os autores desejam traduzir o artigo para o inglês e o espanhol, o que não é obrigatório, mas é altamente recomendado pelo Scielo. Caso os autores desejarem traduzir, os custos são por conta dos autores, pois a Revista não tem como arcar com a tradução, então são indicados nomes de tradutores credenciados que prestam esse serviço ou se caso os autores já tenham outros tradutores de confiança e com experiência na tradução de artigos científicos da área de saúde, também são aceitos.





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