Vol.30 N.6
junho/2025
O conceito central desta edição é “resiliência”. Proveniente da física, ele diz respeito à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. O termo, com significados adequados às mais diversas áreas, passou a se referir à resistência pessoal no campo profissional, à capacidade de adaptação institucional e ao mundo subjetivo que supera as dificuldades e se recria frente a elas.[Leia +]
Leia Mais Acesse via Scielo Outras ediçõesVol.30 N.1 Sup.1
maio/2025
O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta desafios cotidianos, alguns históricos e conhecidos, inerentes à diversidade de territórios, ao crônico subfinanciamento, às disparidades regionais dos locais onde atua. Outros, resultantes de mudanças climáticas, recrudescimento das tensões geopolíticas, ascensão do extremismo, do negacionismo e do discurso de ódio. Há a necessidade de o sistema estar permanentemente preparado ou atento às novas complexidades da realidade social brasileira para assegurar o direito constitucional à saúde nas mais diferentes condições.
Leia Mais Acesse via Scielo Outras ediçõesO artigo analisa as experiências de alteridade vivenciadas por estudantes indígenas em escolas médicas federais, a partir de uma pesquisa qualitativa com 40 participantes. O estudo identificou que, apesar das ações afirmativas, as instituições médicas ainda são pouco acolhedoras, marcadas por práticas de racismo e desigualdade. (Clique aqui)
O artigo analisa os desafios da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) na formação de profissionais de saúde para contextos interculturais, propondo o Encontro de Saberes (ES) como estratégia de ensino-aprendizagem que promove uma formação crítica e intercultural. Leia +.
O editorial aborda a situação da saúde dos povos indígenas no Brasil.