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0876/2013 - A experiência de uma instituição pública na formação do profissional de saúde para atuação em atenção primária.
The public institution experience in health professional formation to act in first care.

Autor:

• Flávia Cristina Castilho Caracio - Caracio, F.C.C. - Marília, SP - Faculdade de Medicina de Marília - <flavinhacaracio@yahoo.com.br>

Coautor(es):

• Flavia - Caracio - Faculdade de Medicina de Marília - <flavinhacaracio@yahoo.com.br>

• Conterno - Conterno - Faculdade de Medicina de Marília - <flavinhacaracio@yahoo.com.br>

• Oliveira - Oliveira - Universidade de São Paulo - <flavinhacaracio@yahoo.com.br>

• Marin - Marin - Faculdade de Medicina de Marília - <flavinhacaracio@yahoo.com.br>

• Braccialli - Braccialli - Faculdade de Medicina de Marília - <flavinhacaracio@yahoo.com.br>


Área Temática:

Políticas em Saúde

Resumo:

Este estudo analisa a formação de Enfermeiros e Médicos de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo para a atuação em Atenção Primária, identificando as concepções dos docentes, coordenadores e egressos dessa instituição em relação à formação profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, realizado por meio de entrevistas com 21 sujeitos. Os resultados revelaram que ambos os cursos preparam os profissionais para atuar em Atenção Primária, entretanto, com limitações em relação às ações de gestão e cuidado coletivo. Os participantes acreditam que o uso das metodologias ativas tem sido importante para o processo de ensino e aprendizagem e que o fato dos estudantes participarem desde o primeiro ano da graduação junto a Atenção Primária amplia o conhecimento sobre esta realidade. O estudo aponta para a necessidade do fortalecimento da parceria ensino serviço a fim de melhorar a formação dos profissionais para atuação na Atenção Primária.

Palavras-chave:

Atenção primária a saúdeEnsino de enfermagemEnsino médico

Abstract:

This work analyses the nursing and medicine formation in a public institution of Marilia municipality for first care actuation, identifying Professors, coordinators and graduates conceptions related to professional formation after curricular renovation of courses. It is a qualitative study, exploratory, done with 21-subject interviews. The results revealed which both courses have been preparing professional to act in first care, however, limited in management actions and collective care issues. It was checked yet, the active methodology uses have been being important in teaching-learning process and for both courses, the students immersion in practical sets since graduation beginning magnify the knowledge for first care acting. The study indicates the necessity of teaching-service partnership fortification and strategies to alignment formation in first care acting.

Keywords:

Health first careNursing teachingMedicine teaching.

Conteúdo:

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Como

Citar

Caracio, F.C.C., Caracio, Conterno, Oliveira, Marin, Braccialli. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional de saúde para atuação em atenção primária.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2014/fev). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-experiencia-de-uma-instituicao-publica-na-formacao-do-profissional-de-saude-para-atuacao-em-atencao-primaria/14948?id=14948

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