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0040/2017 - A nova classificação de alimentos: Teoria, prática e dificuldades.
The new classification of foods: Theory, practice and difficulties.

Autor:

• Bruna Menegassi - Menegassi, Bruna - Universidade Federal da Grande Dourados, Departamento de Nutrição - <brunamenegassi@ufgd.edu.br>

Coautor(es):

• Fernanda Ramos Langa - Langa, Fernanda Ramos - Universidade Federal da Grande Dourados - <fernandalanga@ufgd.edu.br>

• Marina Brunharo - Brunharo, Marina - Centro Universitario da Grande Dourados - <mbrunharo@gmail.com>

• Juliana Barros de Almeida - de Almeida, Juliana Barros - Centro Universitario da Grande Dourados - <nutritur@yahoo.com.br>

• Mi Ye Marcaida Olimpio - Olimpio, Mi Ye Marcaida - Universidade Federal da Grande Dourados - <miye_olimpio@hotmail.com>


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

O objetivo desse trabalho foi expor a teoria, propor a prática e avaliar as dificuldades da nova classificação dos alimentos, apresentada na segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira. Foi utilizado um questionário com uma lista de 30 alimentos divididos em quatro grupos: alimentos in natura ou minimamente processados (I), ingredientes culinários (C), processados (P) e ultraprocessados (U). Os participantes classificaram os alimentos antes e depois de um minicurso. O escore de classificações corretas na avaliação Global (C, I, U, P) foi significativamente maior depois (Mediana = 23) que antes do minicurso (Mediana = 13) (Teste dos Sinais de Wilcoxon; z = -7,33; p = 0,000; Delta de Cliff ? = 0,96). O baixo percentual de acertos antes do minicurso entre os participantes, justifica ampla divulgação do tema e mais ações como essa para estudantes, profissionais e para a população em geral.

Palavras-chave:

Guias AlimentaresAlimentaçãoAprendizagemAlimentos

Abstract:

The present work aimed at exposing the theory, proposing practice and evaluating difficulties concerning the new food classification, presented in the second edition of Brazilian Dietary Guidelines. A questionnaire with a list of 30 foods divided in four groups was used: natural or minimally processed foods (I), culinary ingredients (C), processed foods (P) and ultra-processed foods (U). Participants classified foods before and after a mini course. The score of correct classifications on a Global Evaluation (C, I, U, P) was significantly higher after (Median = 23) as compares to before the mini course (Median = 13) (Wilcoxon Sign Test: z = -7,33; p = 0,000; Cliff Delta δ = 0,96). The low percentage of correct answersparticipants before the mini course would justify wide dissemination of the theme and other actions such as for students, professionals and the general population.

Keywords:

Food GuideFeedingLearningFood

Conteúdo:

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Como

Citar

Menegassi, Bruna, Langa, Fernanda Ramos, Brunharo, Marina, de Almeida, Juliana Barros, Olimpio, Mi Ye Marcaida. A nova classificação de alimentos: Teoria, prática e dificuldades.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2017/fev). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-nova-classificacao-de-alimentos-teoria-pratica-e-dificuldades/16086?id=16086

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