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0049/2018 - A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na Saúde e a necessidade de alcançar outros setores.
A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na Saúde e a necessidade de alcançar outros setores.

Autor:

• Maria de Fátima Lobato Tavares - Tavares, Maria de Fátima Lobato - <fafalobatotavares@gmail.com>

Coautor(es):

• Rosa Maria da Rocha - Rocha, RM - <flobato@ensp.fiocruz.br>

• Cléria Maria Lobo Bittar - Bittar, C.M.L - <cleria@unifran.br>

• Cristina Buischi Petersen - Petersen, CB - <flobato@ensp.fiocruz.br>

• Mônica de Andrade - Andrade, M - <flobato@ensp.fiocruz.br>



Resumo:

O artigo discute a natureza dinâmica e complexa da promoção da saúde, o que requer formação profissional que facilite formular e colocar em prática seus princípios teóricos e metodológicos mediante contínua reflexão sobre as contradições dos contextos e a necessidade de enfrentamento dos desafios e expectativas das comunidades nos territórios. Considera também outro desafio que se coloca no trabalho em saúde, que é a mediação/ação intersetorial para implementação do seu conceito ampliado. Assim, demanda uma formação baseada em competências, o que significa um conjunto de atitudes e saberes para viabilizar a capacidade de agir em determinada situação. Apresenta duas experiências de ensino desenvolvidas no Brasil que tem contribuído na formação profissional em saúde, na perspectiva da promoção: a do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em Promoção de Saúde da Universidade de Franca e a do Programa de Pós-graduação lato sensu da ENSP/Fiocruz. Em ambas, o uso de metodologias problematizadoras instrumentalizam a construção de capacidades, possibilitando que a teoria se aproxime da prática e proporcione uma formação crítica e reflexiva com rigor científico e relevância temática.

Palavras-chave:

Educação baseada em competências; Promoção da saúde; Formação de Recursos Humanos; Intersetorialidade

Abstract:

O artigo discute a natureza dinâmica e complexa da promoção da saúde, o que requer formação profissional que facilite formular e colocar em prática seus princípios teóricos e metodológicos mediante contínua reflexão sobre as contradições dos contextos e a necessidade de enfrentamento dos desafios e expectativas das comunidades nos territórios. Considera também outro desafio que se coloca no trabalho em saúde, que é a mediação/ação intersetorial para implementação do seu conceito ampliado. Assim, demanda uma formação baseada em competências, o que significa um conjunto de atitudes e saberes para viabilizar a capacidade de agir em determinada situação. Apresenta duas experiências de ensino desenvolvidas no Brasil que tem contribuído na formação profissional em saúde, na perspectiva da promoção: a do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em Promoção de Saúde da Universidade de Franca e a do Programa de Pós-graduação lato sensu da ENSP/Fiocruz. Em ambas, o uso de metodologias problematizadoras instrumentalizam a construção de capacidades, possibilitando que a teoria se aproxime da prática e proporcione uma formação crítica e reflexiva com rigor científico e relevância temática.

Keywords:

Educação baseada em competências; Promoção da saúde; Formação de Recursos Humanos; Intersetorialidade

Conteúdo:

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Como

Citar

Tavares, Maria de Fátima Lobato, Rocha, RM, Bittar, C.M.L, Petersen, CB, Andrade, M. A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na Saúde e a necessidade de alcançar outros setores.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2018/jan). [Citado em 19/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-promocao-da-saude-no-ensino-profissional-desafios-na-saude-e-a-necessidade-de-alcancar-outros-setores/16582?id=16582

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