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0454/2008 - A PROPAGANDA DE ALIMENTOS: ORIENTAÇÃO, OU APENAS ESTÍMULO AO CONSUMO?
FOOD ADVERTISING: ADVICE OR CONSUMPTION STIMULATION?

Autor:

• Bianca Ramos Marins - Marins, B.R. - São Gonçalo, Rio de Janeiro - Pós-Graduação em Vigilância Sanitária de Produtos (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/ FIOCRUZ) - <biancarmarins@ig.com.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

As mensagens sobre alimentação veiculadas nos meios de comunicação merecem atenção, estudos apontam que a mídia exerce papel fundamental na formação de novos hábitos.Visando atender a um “novo” perfil de consumidores preocupados com a saúde e o bem-estar físico, a indústria intensifica as estratégias de estímulo ao consumo de determinadas categorias de alimentos, dentre os quais os produtos diet e light.O artigo apresenta resultados da análise de 20 peças publicitárias de alimentos veiculadas em revistas e jornais de circulação nacional entre junho e outubro de 2006, contemplando-se: o emissor; o destinatário; a linguagem e a mensagem.Constatou-se que o discurso publicitário focou principalmente as mulheres, propondo o consumo sem culpa, combinando estética e saúde e associando os alimentos a felicidade, longevidade e uma vida equilibrada.Na busca da valorização do produto, as peças secundarizaram informações nutricionais relevantes, outras realizaram combinações perigosas para a saúde, como a associação do alimento a medicamentos, assim como induziram a substituição de refeições.Os resultados sinalizam a necessidade de se ampliar a discussão sobre as estratégias da publicidade de alimentos, pois o direito do cidadão à informação e à saúde não podem estar subjugados a valores de mercado.Palavras-chave:propaganda de alimentos, informação,comunicação, vigilância sanitária.

Abstract:

Advertising messages for food products deserve special attention,since they indicate that the media has played a central role in shaping new habits.The food industry,seeking to serve a “new” customer segment(increasingly preoccupied with health and physical well-being),and with a specific interest in this promising market,has intensified its marketing strategies for stimulating consumption of“diet” and “light” food products.The current article presents the results of an analysis of 20 food advertisements published from June to October 2006 in Brazilian magazines and newspapers with nationwide circulation.From a qualitative perspective,the following elements were analyzed in the advertisements:the announcer;the listener;the language; and the message.We observed that the advertisements’ discourse mainly targeted women,proposing guilt-free consumption,combination of aesthetics and health,and associating the food products with happiness,longevity and balanced living.In the attempt to value their product,several advertisements omitted relevant information while others promoted hazardous combinations with pharmaceutical products,and still others induced the target public to replace regular meals with their product.The results signal the need to expand the discussion on the strategies developed by food advertising.Keywords food advertising,information,communication,health surveillance

Conteúdo:

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Citar

Marins, B.R.. A PROPAGANDA DE ALIMENTOS: ORIENTAÇÃO, OU APENAS ESTÍMULO AO CONSUMO?. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2009/fev). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-propaganda-de-alimentos-orientacao-ou-apenas-estimulo-ao-consumo/3249?id=3249

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