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0075/2015 - Abordagem Grupal Para Avaliação De Alterações De Linguagem Em Crianças Pequenas
A Group Approach To Assessment Of Language Alterations In Small Children

Autor:

• Amanda Brait Zerbeto - Zerbeto, AB - Ilhabela, SP - UNICAMP, CEPRE - <amandabrait@gmail.com>

Coautor(es):

• Cecilia Guarnieri Batista - Batista, Cecilia Guarnieri - UNICAMP, CEPRE - <cecigb21@gmail.com>


Área Temática:

Saúde da Criança e do Adolescente

Resumo:

A adoção do trabalho em grupo nas ações de saúde tem se ampliado nas últimas décadas. O objetivo do presente estudo é descrever as contribuições de uma abordagem terapêutica grupal de enfoque sócio-interacionista na avaliação de linguagem de crianças entre 1:9 e 3:0 anos. Participaram nove crianças, avaliadas em três grupos de três participantes (G1 e G2 - crianças com queixas de alterações de linguagem, G3 - crianças sem queixas de linguagem). Para cada grupo foram realizados quatro encontros videogravados, com duração entre 30 e 60 minutos cada. Os vídeos foram analisados juntamente com o diário de campo, com foco na participação das crianças e em sua produção oral e não-oral. A análise detalhada de G2, apresentada no presente trabalho, indicou aumento de produção oral e ampliação das funções linguísticas ao longo das sessões. Os aspectos não-verbais contribuíram para a identificação de elementos relevantes da linguagem, especialmente no nível pragmático. O contexto de brincadeira e interação no grupo, e mesmo de disputas por objetos, propiciou a detecção desses diferentes aspectos da linguagem. A proposta de avaliação descrita permitiu a observação da linguagem das crianças em seu exercício vivo e constituiu um modelo que abrange os diferentes aspectos da linguagem, em contextos significativos de interação.

Palavras-chave:

Prática de Grupo Linguagem Infantil Saúde da Criança Fonoaudiologia

Abstract:

Group work adoption in health services has increased in the last decades. The objective of the present study is to describe the contribution of a group therapy approach to language assessment of 1:9 to 3:0 yr children within a sociointeractionist framework. The participants were nine children, assessed in three groups of three participants (G1 and G2 – children with language alterations complaints, G3 – children without language complaints). For each group, four 30 to 60 minutes filmed meetings were carried out. The videos and the field notes were analyzed, focusing the participation of the children and their verbal and nonverbal language. The detailed analysis of G2, presented in the present paper, indicated growing verbal production and amplification of linguistic functions along the sessions. The nonverbal aspects contributed to the identification of relevant elements of language, especially in the pragmatic level. The context of play and interaction in the group, and even some disputes for objects, propitiated the detection of those different aspects of language. The described proposal of assessment allowed the observation of children language in their live exercise and constituted a comprehensive model of approach to the different aspects of language, in meaningful contexts of interaction.

Keywords:

Group Practice Child Language Child Health Speech, Language and Hearing Sciences

Conteúdo:

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Como

Citar

Zerbeto, AB, Batista, Cecilia Guarnieri . Abordagem Grupal Para Avaliação De Alterações De Linguagem Em Crianças Pequenas. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/mai). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/abordagem-grupal-para-avaliacao-de-alteracoes-de-linguagem-em-criancas-pequenas/15141?id=15141&id=15141

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