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0020/2014 - Acesso a informações sobre como evitar problemas bucais entre escolares da rede pública de ensino.
Access to information about how to prevent oral problems between schoolchildren the public school.

Autor:

• Rodrigo Caldeira Nunes de Oliveira - Oliveira, Rodrigo Caldeira Nunes de - Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) – Piracicaba, SP. - <apereira@fop.unicamp.br> +

Coautor(es):

• JOÃO GABRIEL SILVA SOUZA - SOUZA,JOÃO GABRIEL SILVA - Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) – Piracicaba, SP. - <apereira@fop.unicamp.br>

• CAROLINA DE CASTRO OLIVEIRA - OLIVEIRA, CAROLINA DE CASTRO - Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) – Piracicaba, SP - <apereira@fop.unicamp.br>

• LORENNA FONSECA BRAGA DE OLIVEIRA - OLIVEIRA,LORENNA FONSECA BRAGA DE - Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) – Piracicaba, SP. - <apereira@fop.unicamp.br>

• JOSÉ EDUARDO PELIZON PELINO - PELINO,JOSÉ EDUARDO PELIZON - Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros e Faculdades Unidas do Norte de Minas – Montes Claros, MG. - <apereira@fop.unicamp.br>

• ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA MARTINS - MARTINS,ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA - Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros e Faculdades Unidas do Norte de Minas – Montes Claros, MG. - <apereira@fop.unicamp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1205-9910

• ELIETE RODRIGUES DE ALMEIDA - apereira@fop.unicamp.br - Departamento de Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul - <ALMEIDA,ELIETE RODRIGUES DE >


Área Temática:

Saúde Bucal

Resumo:

Propõe-se identificar a prevalência do acesso a informações sobre como evitar problemas bucais entre escolares da rede pública de ensino, assim como os fatores associados a este acesso. Trata-se de um estudo transversal, analítico conduzido entre escolares de 12 anos de idade de um município brasileiro de grande porte populacional. Os exames foram realizados por 24 cirurgiões-dentistas treinados e calibrados com auxilio de 24 anotadores. A coleta de dados ocorreu em 36 escolas públicas sorteadas das 89 escolas públicas do município. Foram conduzidas análises descritivas, univariadas e múltiplas (OR/IC95%). Dos 2510 escolares incluídos no estudo, 2211 (88,1%) relataram já ter recebido informações sobre como evitar problemas bucais. O acesso a tais informações foi maior entre os que utilizaram serviços odontológicos privado/convênio; e menor entre aqueles que utilizaram o serviço para tratamento, que avaliaram o serviço como regular ou ruim/péssimo, que utilizam como meio de higiene bucal somente escova dente/escova dente e higieniza a língua e que relataram não estar satisfeito com a aparência de seus dentes. Conclui-se que a maioria dos escolares teve acesso a informações sobre como evitar problemas bucais, sendo o acesso associado a características dos serviços de saúde, comportamentos e desfechos de saúde.

Palavras-chave:

Palavras-chave:

Saúde Escolar;Criança; Saúde bucal; Alfabetização em Saúde.

Abstract:

It is proposed to identify the prevalence of access to information about how to prevent oral problems among school children in public schools, as well as the factors associated with this access. This is a cross-sectional study, conducted between analytical school 12 years olda small town and municipality population large. The examinations were performed by 24 dentists trained and calibrated with the aid of 24 annotators. Data collection occurred in 36 public schools drawn89 public schools of the city. Descriptive analyses were conducted and multiple (OR/IC95%). The school included 2510, 2211 (88.1%) reported having received information about how to prevent oral problems. Access to such information was greater among those who used private dental services; and lowest among those who used the service for treatment, which evaluated the service as regular or bad and terrible, that use as a means of oral hygiene tooth brush only or tooth brush and makes the language and who reported not being satisfied with the appearance of their teeth. It is concluded that the majority of schoolchildren had access to information about how to prevent oral problems, being the access associated with the characteristics of health services, health outcomes and behaviors.

Keywords:

Keywords:

School Health; Child;Oral health;Health literacy.

Conteúdo:

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Citar

Oliveira, Rodrigo Caldeira Nunes de, SOUZA,JOÃO GABRIEL SILVA, OLIVEIRA, CAROLINA DE CASTRO , OLIVEIRA,LORENNA FONSECA BRAGA DE , PELINO,JOSÉ EDUARDO PELIZON , MARTINS,ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA, apereira@fop.unicamp.br. Acesso a informações sobre como evitar problemas bucais entre escolares da rede pública de ensino.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2014/jun). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/acesso-a-informacoes-sobre-como-evitar-problemas-bucais-entre-escolares-da-rede-publica-de-ensino/15003?id=15003&id=15003

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