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0585/2008 - AMBIENTE DOMICILIAR E ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE COMUNIDADE DA PERIFERIA DE SÃO LUÍS –MA.
HOME ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT DELAY IN CHILDREN FROM A COMMUNITY OF THE PERIPHERY OF SÃO LUÍS - MA.

Autor:

• Fernando Lamy Filho - Lamy Filho, F. - São Luís - Universidade Federal do Maranhão - <lamyfilho@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7858-4195


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

RESUMO

Na primeira infância, os principais contatos e vínculos da criança são estabelecidos no ambiente doméstico. Esse ambiente é de fundamental importância quanto à oferta de estímulos que podem favorecer ou prejudicar desenvolvimento da criança. OBJETIVOS: analisar o ambiente domiciliar de crianças de 2 anos de idade, quanto à oferta de estímulos e sua relação com a ocorrência de suspeitas de atrasos de desenvolvimento. METODOLOGIA Estudo transversal, em comunidade de baixa renda na periferia da cidade de São Luis – MA, Nordeste do Brasil. Calculou-se amostra aleatória de 176 crianças de 2 anos de idade cadastradas em unidades de saúde da comunidade. Utilizaram-se dois instrumentos validados: o Inventory Home (medida de estímulos domiciliares) e a Escala de Gesell (medida de desenvolvimento). Os dados foram coletados nas próprias casas. Foram realizadas regressões logísticas tendo como variáveis resposta o HOME (baixo ou médio/alto) e a Escala de Gesell (com suspeita de atraso ou s/atraso). RESULTADOS: Renda familiar baixa, baixa escolaridade materna e paterna, nº de pessoas residentes, nº de filhos < de 5 anos e baixo nº de cômodos foram fatores de risco para baixo nível de estímulos domiciliares (HOME baixo). Estimulação inadequada no ambiente domiciliar (HOME baixo) associou-se com a suspeita de atraso no desenvolvimento (Gesell baixo). CONCLUSÃO: A qualidade e a quantidade de estímulos ambientais presentes no contexto familiar mostraram–se fundamentais para o desenvolvimento global das crianças avaliadas.

Palavras-chave: Ambiente domiciliar, desenvolvimento infantil.


Abstract:

ABSTRACT
The main contacts and bonds in the early childhood are established in the domestic environment. This environment has a great importance on the offer of good or bad stimuli that can influence development of the child. OBJECTIVES: to analyse the offer of stimuli at the home environment of 2-year-old children, and its association with children’s development delays. METHODOLOGY It is a cross-sectional study, in a low income community of the periphery of the city of Saint Luis – Northeast of Brazil. A random sample of 176 2-year-old children registered at outpatient departments of health of the community was calculated. Two validated instruments were used: the Inventory Home (Home Observation for Measurement of the Environment) and the Gesell’s Scale (development measurement). Data were collected at children’s home. Logistic regressions were carried out taking as outcome variables the Inventory Home (low or middle / high) and the Gesell’s Scale (suspicion of delay/ normal) RESULTS: Familiar low income, low maternal and paternal schooling, nº of resident persons, nº of children
Key words: home environment, child development.


Conteúdo:

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Como

Citar

Lamy Filho, F.. AMBIENTE DOMICILIAR E ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE COMUNIDADE DA PERIFERIA DE SÃO LUÍS –MA.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2008/Jun). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/ambiente-domiciliar-e-alteracoes-do-desenvolvimento-em-criancas-de-comunidade-da-periferia-de-sao-luis-ma/2294

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