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0166/2015 - Análise de três estratégias de educação em saúde para portadores de hipertensão arterial
Analysis of three health education strategies to patients with arterial hypertension

Autor:

• Juliana Costa Machado - Machado, J.C. - Viçosa, MG - Universidade Federal de Viçosa, Nutrição e Saúde - <juboechat@yahoo.com.br>

Coautor(es):

• Rosângela Minardi Mitre Cotta - Cotta, Minardi,R.M. - Viçosa, Minas Gerais - UFV, NUTRIÇÃO - <rmmitre@ufv.br>

• Tiago Ricardo Moreira - Moreira, Tiago Ricardo - Universidade Federal de Viçosa, Medicina e Enfermagem - <tiago.ricardo@ufv.br>

• Luciana Saraiva da Silva - Silva, L.S. - Viçosa, MG - Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde - <lucianassnut@gmail.com>


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

Objetivo: Comparar o efeito de três estratégias de educação em saúde e nutrição sobre a adesão ao tratamento não farmacológico da hipertensão arterial sistêmica (HAS), pelos parâmetros antropométricos, bioquímicos, clínicos e dietéticos.
Métodos: Estudo de intervenção longitudinal, do tipo ensaio comunitário, comparativo, de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída de 212 indivíduos com diagnóstico de HAS, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os participantes foram alocados em três grupos, de forma a avaliar diferentes modalidades de intervenção, realizadas mensalmente, durante doze meses. Para as análises foram realizados os testes Kolmogorov-Smirnov, ANOVA e Kruskal-Wallis.
Resultados: As intervenções educativas no Grupo 1 e 2 propiciaram melhores resultados sobre a adesão ao tratamento. Na análise comparativa das diferenças entre os diferentes grupos, a redução da glicose mostrou diferença estatisticamente significante, tendo o Grupo 2 apresentado melhor evolução.
Conclusões: Os Grupo 1 e 2 tiveram melhores resultados sobre a adesão ao tratamento não farmacológico da HAS. É preciso salientar que na prática dos serviços de saúde há o desafio de se promover uma educação em saúde capaz de intervir sobre a problemática da adesão ao tratamento.

Palavras-chave:

hipertensão arterial educação em saúde educação alimentar e nutricional adesão

Abstract:

Objective: To compare the effect of three health education and nutritionstrategies on adherence to the non-pharmacological treatment of systemic arterial hypertension (SAH), through anthropometric, biochemical, clinical and dietetic parameters.
Methods: It is a longitudinal intervention study,a community test type, comparative, of quantitative approach. The sample was made up of 212 individuals diagnosed with SAH, who met the inclusion/exclusion criteria. Participants were allocated into three groups, in order to evaluate different methods of intervention, carried out monthly, for twelve months .For the analyses were performed the Kolmogorov-Smirnov, ANOVA and Kruskal-Wallistests.
Results: Educational interventions in Group 1 and 2 provided the best results about adherence to the non-pharmacological treatment of SAH. In comparative analysis of different groups, the reduction of glucose showed statistical significant difference, with the Group 2 presenting better evolution.
Conclusions: The Group 1 and 2 had better results on adherence to the non-pharmacological treatment of SAH. In practice of health services there is the challenge to promote a health education able to intervene on the issue of adherence to the treatment of SAH.

Keywords:

hypertension health education food and nutritional education membership

Conteúdo:

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Como

Citar

Machado, J.C., Cotta, Minardi,R.M., Moreira, Tiago Ricardo, Silva, L.S.. Análise de três estratégias de educação em saúde para portadores de hipertensão arterial. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/Ago). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/analise-de-tres-estrategias-de-educacao-em-saude-para-portadores-de-hipertensao-arterial/15235

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