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0102/2019 - Aprendendo a Clínica do Sofrimento Social: Narrativas do Internato na Atenção Primária à Saúde.
Learning the Social Suffering Clinic: Clerkship narratives in Primary Health Care.

Autor:

• Felipe Monte Cardoso - Cardoso, FM - <felipemontecardoso@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9898-6389

Coautor(es):

• Gastão Wagner de Sousa Campos - Campos, G. W. S. - <gcampos@unicamp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5195-0215



Resumo:

No Brasil, o descompasso entre a formação médica e as necessidades assistenciais na atenção primária à saúde, em especial para as populações mais vulneráveis, demandou mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina, com ampliação da carga horária do Internato na APS. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa exploratória, que investigou documentos da avaliação formativa do Internato Integrado em Medicina de Família e Comunidade e Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atendem populações vulneráveis no município do Rio de Janeiro. Ao todo, foram analisados documentos produzidos por 55 estudantes, e utilizou-se a hermenêutica dialética como método de análise. A investigação apontou distintos graus de sensibilidade ao sofrimento social experimentado por usuários de Clínicas da Família ao longo das 22 semanas de estágio. As narrativas foram agrupadas em 5 eixos: tensionando a cisão medicina/sociedade; vulnerabilidade extrema e saúde; violência estrutural cotidiana e saúde; serviço de saúde como recurso ou intruso; território como potência de vida. O internato contribuiu para aprimorar visões clínicas centradas nas necessidades dos usuários, sendo necessários estudos adicionais para avaliar a incorporação efetiva destas competências à prática profissional.

Palavras-chave:

Educação médica, Internato e residência, Atenção Primária à Saúde

Abstract:

No Brasil, o descompasso entre a formação médica e as necessidades assistenciais na atenção primária à saúde, em especial para as populações mais vulneráveis, demandou mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina, com ampliação da carga horária do Internato na APS. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa exploratória, que investigou documentos da avaliação formativa do Internato Integrado em Medicina de Família e Comunidade e Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atendem populações vulneráveis no município do Rio de Janeiro. Ao todo, foram analisados documentos produzidos por 55 estudantes, e utilizou-se a hermenêutica dialética como método de análise. A investigação apontou distintos graus de sensibilidade ao sofrimento social experimentado por usuários de Clínicas da Família ao longo das 22 semanas de estágio. As narrativas foram agrupadas em 5 eixos: tensionando a cisão medicina/sociedade; vulnerabilidade extrema e saúde; violência estrutural cotidiana e saúde; serviço de saúde como recurso ou intruso; território como potência de vida. O internato contribuiu para aprimorar visões clínicas centradas nas necessidades dos usuários, sendo necessários estudos adicionais para avaliar a incorporação efetiva destas competências à prática profissional.

Keywords:

Educação médica, Internato e residência, Atenção Primária à Saúde

Conteúdo:

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Como

Citar

Cardoso, FM, Campos, G. W. S.. Aprendendo a Clínica do Sofrimento Social: Narrativas do Internato na Atenção Primária à Saúde.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/abr). [Citado em 22/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/aprendendo-a-clinica-do-sofrimento-social-narrativas-do-internato-na-atencao-primaria-a-saude/17176?id=17176

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