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0295/2021 - As práticas corporais e atividades físicas na gestão tripartite do SUS: estrutura organizacional, financiamento e oferta.
Body practices and physical activities in the management of the SUS: organizational structure, financing and supply

Autor:

• Fabio Fortunato Brasil de Carvalho - Carvalho, F.F.B - <fabiofbcarvalho@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2979-6359

Coautor(es):

• Érika Rodrigues de Almeida - ALMEIDA, E. R. - <erikaralmeidapb@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-00022034-5079

• Mathias Roberto Loch - Loch, M. R. - <mathiasuel@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2680-4686

• Alan Goularte Knuth - Knuth, A.G - <alan_knuth@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2030-5747



Resumo:

Objetivou-se analisar a estrutura organizacional, financiamento e oferta de programas e ações de práticas corporais e atividades físicas (PCAF) considerando a gestão tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS). Com recorte nos anos de 2018 a 2020, foram solicitadas informações do Ministério da Saúde (MS), das 26 secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal (SES) e das 26 secretarias de saúde municipais das capitais (SMS). Foram recebidas 40 respostas (taxa de 74%). De forma complementar, a partir da relevância do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf AB) na oferta das PCAF, foi realizada pesquisa em sistema informações. Somente o MS, duas SES e quatro SMS apresentavam estrutura específica de gestão das PCAF; a possibilidade de financiamento foi apontada pelo MS, em seis SES e oito SMS. Em relação aos programas, parecem limitar-se ao Academia da Saúde. Já em relação à oferta de PCAF, observou-se que de 2015 a 2020 o percentual de participação do Nasf AB foi sempre maior que 70%, chegando a 82,3%. Assim, o panorama constituído no MS, SES e SMS das capitais configura uma tímida disposição de elementos essenciais como estrutura organizacional, financiamento, programas e ações para que as PCAF possam avançar enquanto política pública de saúde.

Palavras-chave:

Política Pública; Promoção da Saúde; Planejamento em Saúde; Atividade Motora.

Abstract:

The objective was to analyze the organizational structure, financing and offer of programs and actions of bodily practices and physical activities (PCAF) considering the tripartite management of the Unified Health System (SUS). Focusing on 2018 to 2020 years, information was requestedthe Ministry of Health (MS), the 26 state health secretariats, the Federal District (SES) and the 26 municipal health secretariats in the capitals (SMS). 40 responses were received (rate of 74%). Based on the relevance of the Expanded Center for Family Health and Primary Care (Nasf AB) in the provision of PCAF, research was also carried out in an information system. It was observed that only the MS, two SES and four SMS had a specific PCAF management structure; the possibility of financing was pointed out by the MS, in six SES and eight SMS. About the programs, they seem to be limited to the Academia da Saúde. In relation to the offer of PCAF, it was observed that2015 to 2020 the percentage of participation of Nasf AB was always higher than 70%, reaching 82.3%. Thus, the panorama revealed in the MS, SES and capitals SMS configures a timid disposition of essential elements such as the organizational structure, financing, programs and actions to permit PCAF advance as a public health policy.

Keywords:

Public Policy; Health Promotion; Health Planning; Motor Activity

Conteúdo:

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Citar

Carvalho, F.F.B, ALMEIDA, E. R., Loch, M. R., Knuth, A.G. As práticas corporais e atividades físicas na gestão tripartite do SUS: estrutura organizacional, financiamento e oferta.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2021/out). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/as-praticas-corporais-e-atividades-fisicas-na-gestao-tripartite-do-sus-estrutura-organizacional-financiamento-e-oferta/18194?id=18194

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