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0080/2009 - ATENDIMENTO EM VOZ NO AMBULATÓRIO DE FONOAUDIOLOGIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
VOICE DISORDERS CLINIC AT A SPEECH PATHOLOGY AMBULATORY AT THE “HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS”

Autor:

• Letícia Neiva de Menezes - Menezes, L.N. - Belo Horizonte, Minas Gerais - Universidade Federal de Minas Gerais - <leticianeiva@click21.com.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

O presente estudo caracterizou o perfil dos pacientes com queixas e/ou alterações vocais atendidos entre julho de 2003 a dezembro de 2006 no ambulatório de fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais de acordo com as variáveis idade, sexo, profissão, escolaridade, procedência, tratamento realizado e fatores interferentes na evolução do atendimento. Trata-se de um estudo retrospectivo baseado na análise dos dados dos prontuários, os quais foram coletados de acordo com um protocolo especialmente elaborado. Os resultados apontaram que os indivíduos estudados eram predominantemente mulheres jovens, encaminhadas para o atendimento fonoaudiológico por um médico especialista, procedentes de Belo Horizonte, sem uma ocupação profissional e com ensino fundamental incompleto. O atendimento fonoaudiológico aconteceu de forma individual e quase metade dos pacientes recebeu alta fonoaudiológica. Os indivíduos mais idosos, com disfonia funcional ou psicogênica e com voz do tipo neutra ou soprosa apresentaram correlação com alta fonoaudiológica. Os indivíduos mais jovens e com disfonia organofuncional tiveram correlação estatística com desligamento do serviço. Os sujeitos que evoluíram para abandono não apresentaram correlação com as variáveis cruzadas.
PALAVRAS-CHAVE: Voz, registros, avaliação de serviços de saúde, saúde coletiva.

Abstract:

The present study purposed to describe the profile of the patients that have complaints and/or vocal alterations, who were attended from July 2003 to December 2006 at the speech therapy outpatient department of “Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais”, according to the age, sex, profession, schooling, origin, treatment performed and factors that interferes in the medical care evolution. This study was a retrospective study based on the analysis of the records data of the individuals according to a protocol which was specifically prepared. The results showed that the individuals included in this study were predominantly young women, referred by a specialist doctor, coming from Belo Horizonte, that do not work and also have elementary school incomplete. The attendance of those patients was done individually, and almost half of them were discharged from the speech therapist. The elderly patients, who have a functional or psychogenic dysphonia and with a neutral or breath type of voice showed a correlation with the discharge from the speech therapist. The younger individuals who have an organofunctional dysphonia had a statistical correlation with their outlying. And the individuals that have envolved to abandonment did not showed correlation with the crossed variables.
KEY-WORDS: Voice, records, health services evaluation, public health.

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Citar

Menezes, L.N.. ATENDIMENTO EM VOZ NO AMBULATÓRIO DE FONOAUDIOLOGIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2009/mar). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/atendimento-em-voz-no-ambulatorio-de-fonoaudiologia-do-hospital-das-clinicas-da-universidade-federal-de-minas-gerais/3352?id=3352

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