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0124/2018 - Avaliação da assistência prestada pelo médico sob a perspectiva da população usuária. Brasil, 2013.
Evaluation of the assistance provided by the doctorthe perspective of the user population. Brazil, 2013.

Autor:

• Célia Landmann Szwarcwald - Landmann, S.C - <celia_ls@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7798-2095

Coautor(es):

• Giseli Nogueira Damacena - Damacena, G.N. - <damacenagn@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7059-3353

• Paulo Roberto Borges de Souza Júnior - Souza Júnior, P.R.B - <pborges1@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8142-4790

• Wanessa da Silva de Almeida - Almeida, W.S - Rio de Janeiro, RJ - <wanessa.almeida@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5164-8603

• Deborah Carvalho Malta - Malta, D.C. - <dcmalta@uol.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8214-5734



Resumo:

O objetivo foi analisar a percepção dos usuários sobre a consulta médica, utilizando as informações da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Entre os que se consultaram com médico nos últimos 12 meses, foram analisados 12 aspectos relacionados aos serviços de saúde e à consulta médica, segundo o local de atendimento (público/privado). Por meio de regressão logística multivariada, foram estabelecidos os fatores associados à insatisfação com o atendimento recebido. Para a redução de dimensionalidade dos aspectos avaliados, utilizou-se análise de componentes principais. A PNS revelou que 74,2% se consultou com médico. Entre as diferenças por local de atendimento, destacaram-se a forma de obtenção da consulta, o tipo de médico, o tempo de espera, e o motivo da consulta. Os escores medianos se concentraram em 80 (bom), com exceção do tempo de espera entre os usuários do SUS. Proporções de avaliação muito boa foram, porém, maiores entre os usuários do setor privado. O atendimento por médicos generalistas foi significativamente associado à insatisfação. Apesar da avaliação positiva em ambos os setores, público e privado, a configuração das Unidades da Federação no plano formado pelos dois eixos principais seguiu um padrão de marcantes desigualdades regionais.

Palavras-chave:

consulta médica; uso de serviços de saúde;satisfação do paciente; setor público; setor privado.

Abstract:

The objective was to analyze the perception of the user population on the medical consultation, using datathe National Health Survey, 2013.Among those who have consulted with doctor in the 12 months prior to the survey, we analyzed 12 aspects related to health services and medical consultation, according to type of care (public/ private). By multivariate logistic regression, factors associated with dissatisfaction with the care received were investigated. For the dimensionality reduction of the assessed aspects, we used principal component analysis.The survey revealed that 74.2% consulted a doctor. Among the differences by type of care, stood out the way of getting an appointment, the type of doctor, the waiting time for service, and the reason for consultation. Median scores were concentrated in 80 (good), except for the waiting time between SUS users. Proportions of very good evaluation were, however, higher among users of the private sector. Consultation with general practitioners were significantly associated with dissatisfaction. Despite the positive evaluation in both sectors, public and private, the configuration of the Federative Units in the plane formed by the two principal component axes followed a pattern of striking regional differences.

Keywords:

medical consultation; use of health services; patient satisfaction; public sector; private sector.

Conteúdo:

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Citar

Landmann, S.C, Damacena, G.N., Souza Júnior, P.R.B, Almeida, W.S, Malta, D.C.. Avaliação da assistência prestada pelo médico sob a perspectiva da população usuária. Brasil, 2013.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2018/Mar). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/avaliacao-da-assistencia-prestada-pelo-medico-sob-a-perspectiva-da-populacao-usuaria-brasil-2013/16657?id=16657

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