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1495/2012 - Capital social e qualidade da atenção à saúde: as experiências do Brasil e da Catalunha
Social capital and quality of health care: the experiences of Brazil and Catalonia

Autor:

• Selma Cristina Franco - Franco, S.C. - Joinville, SC - Universidade da Região de Joinville - <scfranco@terra.com.br>

Coautor(es):

• Ángel Martinez Hernáez - Ángel Martinez Hernáez - Universitat Rovira i Virgili - <amhernaez@gmail.com>


Área Temática:

Planejamento e Gestão em Saúde

Resumo:

Os diferentes modelos de gestão da saúde refletem as concepções que os embasam e seus arranjos institucionais podem propiciar o aprimoramento da política de saúde. O presente artigo objetiva fazer uma reflexão sobre as potencialidades e os limites da estrutura organizacional e do capital social para produzirem mudanças no desempenho das organizações públicas de saúde na busca de melhor qualidade assistencial. A descrição e análise de duas experiências de organização de sistemas públicos de saúde universais, na Catalunha e no Brasil, mostram similaridades nos marcos legais relativos à saúde, porém com uma diversidade de caminhos trilhados, que deu origem a experiências distintas de gestão, uma priorizando a organização gerencial e a outra o protagonismo de atores sociais promovendo a institucionalização do capital social. Sugere-se que em modelos de gestão onde há diálogo entre um desenho organizacional eficiente e participação cidadã capaz de construir capital social, pode-se promover mudanças na cultura organizacional em prol da qualidade assistencial.

Palavras-chave:

Gestão em Saúde Qualidade da Assistência à Saúde Participação cidadã Organização Institucional

Abstract:

Distinct models of health management reflect their founding conceptions and their institutional arrangement can lead to the health policy improvement. The present paper aims to make a reflection on the potentiality and limitations of the organizational structure and the social capital to produce changes on the performance of public health organizations searching for a better quality of care. The description and analysis of two experiences of universal public health systems, in Catalonia and in Brazil, show similarities of the legal basis in the health system, despite the diversity on the chosen paths, which originated distinct management experiences, one prioritizing the managerial organization and the other, the protagonism of social actors promoting the institutionalization of social capital. It was suggested that models of management with dialogue between an efficient organizational design and citizen participation capable of constructing social capital may promote changes on organizational culture to favor quality of care.

Keywords:

Health Management Quality of Health Care Citizen Participation Institutional Organization

Conteúdo:

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Como

Citar

Franco, S.C., Ángel Martinez Hernáez. Capital social e qualidade da atenção à saúde: as experiências do Brasil e da Catalunha. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/out). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/capital-social-e-qualidade-da-atencao-a-saude-as-experiencias-do-brasil-e-da-catalunha/11571?id=11571

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