0420/2016 - Case–resolving capacity of dental care of the Unified Health System: the perception of users in a São Paulo State city Resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde: a percepção de usuários de um município paulista
• Arinilson Moreira Chaves Lima - Lima, A.M.C. - Limoeiro do Norte, CE - Faculdade de Odontologia de Araçatuba - (FOA/UNESP), Odontologia Infantil e Social - <arinilsonchaves@hotmail.com>
• Cléa Adas Saliba Garbin - Garbin, CAS - Araçatuba, SP - Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista, Odontologia Infantil e Social - <cgarbin@foa.unesp.br> ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5069-8812
Área Temática:
Saúde Bucal
Resumo:
The aim of this study was to learn about the users’ perceptions concerning the case-resolving capacity of dental care in the Unified Health System and to analyze the associations between solving capacity and both sociodemographic characteristics and access to the service. This was a cross-sectional study with a quantitative approach, in which 461 users responded to individual interviews. The outcome variable was the case-resolving capacity of dental care, obtained through the question: “In your opinion, is the dentist of this health center managing to solve all your oral health problems (Yes/No)”. Independent variables were grouped into the following: sociodemographic and related to the access to the service. Most participants (73.3%) reported that their oral health problems were being solved. By using the Poisson regression, the lack of case-resolving capacity was found to be associated to the patients’ not considering the dental surgeon’s working hours convenient; to the long time they had to wait to get an appointment in the health center; and to the long time they had to wait in the waiting room. The results showed the positive view that users have about the case-resolving capacity of public dental care, and the relationship between access to the service and the said solving capacity.
Palavras-chave:
Dental careEffectivenessUnified Health SystemHealth services accessibility
Abstract:
O objetivo nesse estudo foi conhecer a percepção do usuário sobre a resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde, e analisar as associações entre resolutividade e características sociodemográficas e de acesso ao serviço. Tratou-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, na qual 461 usuários responderam a entrevistas individuais. A variável desfecho foi a resolutividade do serviço odontológico, obtida através da seguinte pergunta: “Em sua opinião, o dentista desta unidade de saúde está conseguindo resolver todos os seus problemas de saúde bucal? (sim/não)”. As variáveis independentes foram agrupadas em: sociodemográficas, e de acesso ao serviço. A maioria dos participantes (73,3%) relatou que seus problemas de saúde bucal estavam sendo resolvidos. Por meio da regressão de Poisson, observou-se que a falta de resolutividade esteve associada a não considerar o horário de trabalho do cirurgião-dentista conveniente; à grande demora para conseguir realizar o agendamento para a unidade de saúde; e ao tempo na sala de espera ser muito demorado. Os resultados revelaram a percepção positiva que o usuário teve sobre a resolutividade do serviço público odontológico, e a relação existente entre o acesso ao serviço e a capacidade resolutiva referida.
Keywords:
Assistência odontológicaEfetividadeSistema Único de SaúdeAcesso aos serviços de saúde
Resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde: a percepção de usuários de um município paulista
Resumo (abstract):
O objetivo nesse estudo foi conhecer a percepção do usuário sobre a resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde, e analisar as associações entre resolutividade e características sociodemográficas e de acesso ao serviço. Tratou-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, na qual 461 usuários responderam a entrevistas individuais. A variável desfecho foi a resolutividade do serviço odontológico, obtida através da seguinte pergunta: “Em sua opinião, o dentista desta unidade de saúde está conseguindo resolver todos os seus problemas de saúde bucal? (sim/não)”. As variáveis independentes foram agrupadas em: sociodemográficas, e de acesso ao serviço. A maioria dos participantes (73,3%) relatou que seus problemas de saúde bucal estavam sendo resolvidos. Por meio da regressão de Poisson, observou-se que a falta de resolutividade esteve associada a não considerar o horário de trabalho do cirurgião-dentista conveniente; à grande demora para conseguir realizar o agendamento para a unidade de saúde; e ao tempo na sala de espera ser muito demorado. Os resultados revelaram a percepção positiva que o usuário teve sobre a resolutividade do serviço público odontológico, e a relação existente entre o acesso ao serviço e a capacidade resolutiva referida.
Palavras-chave (keywords):
Assistência odontológicaEfetividadeSistema Único de SaúdeAcesso aos serviços de saúde
Lima, A.M.C., Moimaz, S.A.S, Saliba, N.A., Corrente, J. E., Garbin, CAS. Case–resolving capacity of dental care of the Unified Health System: the perception of users in a São Paulo State city. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/set). [Citado em 23/12/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/caseresolving-capacity-of-dental-care-of-the-unified-health-system-the-perception-of-users-in-a-sao-paulo-state-city/15846?id=15846