EN PT

Artigos

0305/2022 - CELESTINA, SUS E SERTÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE PALHAÇARIA NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
CELESTINA, SUS AND SERTÃO: A CLOWNING EXPERIENCE IN POPULAR EDUCATION IN HEALTH

Autor:

• Gláucia Maria Cavalcante Maia, - Maia, G.M.C. - <glaumaia@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0574-2567

Coautor(es):

• Aleide Barbosa Viana - Viana, A.B. - <aleideviana@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2507-2997

• Carolina Maria de Lima Carvalho - Carvalho, C.M.L. - <carolinacarvalho@unilab.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5173-5360

• Thiago Sousa Félix - Félix, T.S. - <thiagosfelix2004@yahoo.com.br, thiago@uniq.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6913-9815



Resumo:

Objetivo de promover reflexão sobre a palhaçaria, à luz da Educação Popular em Saúde. Descreve e analisa intervenções realizadas entre outubro de 2020 e dezembro de 2021, com usuários e servidores públicos no Sertão Central. A palhaça abriu alas para a territorialização e se mostrou potente tecnologia para uma atuação humanizada da enfermeira residente. Como interlocutora entre o saber científico e o popular, em sua corporalidade cenopoética, lidava de forma criativa e leve com assuntos tabus para a saúde comunitária, promovendo uma educação problematizadora e dialógica com seu público. A experiência fez-nos refletir nas lacunas de investimentos para viabilizar projetos como esse, fortalecendo a institucionalização da Educação Popular em Saúde. Assim, defendemos a implementação de formações e oficinas sobre conceitos, desafios e potencialidades da Educação Popular em Saúde. A palhaçaria, como proposta de atuação, é tecnologia transformadora que inspira o protagonismo à comunidade por meio de conhecimento, cuidado amoroso e arte.

Palavras-chave:

Promoção da Saúde. Educação Popular em Saúde. Terapia do Riso

Abstract:

This paper aims to promote reflection on clowning, in the light of Popular Health Education. It describes and analyses interventions developed since October 2020 until December 2021, for users and workerspublic devices in Sertão Central. Clowning interventions channeled the nurse resident to the territorialization process and presented itself as a potent technology for humanized care. As an interlocutor between scientific and popular knowledge, in her scenopoetic corporeality, she dealt creatively and lightly with taboo subjects for community health, promoting a problematizing and dialogical education with her audience. The lived experience raised some reflections about the gaps in investments to make projects like this viable, strengthening the institutionalization of Popular Education in Health. Thus, we advocate the implementation of trainings and workshops on Popular Education in Health concepts, challenges, and potentialities. Clowning, as a proposed action, is a transforming technology that inspires protagonism to the community through knowledge, loving care, and art.

Keywords:

Health Promotion. Popular Education in Health. Laughter Therapy

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Maia, G.M.C., Viana, A.B., Carvalho, C.M.L., Félix, T.S.. CELESTINA, SUS E SERTÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE PALHAÇARIA NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/out). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/celestina-sus-e-sertao-uma-experiencia-de-palhacaria-na-educacao-popular-em-saude/18561?id=18561

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio