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0283/2019 - Centros Regionais de Referência: Análise da Implementação Nacional de Processos Formativos sobre Álcool e Outras Drogas.
Regional Reference Centers: Analysis of Education and Training on Alcohol and Other Drugs’ Nationwide Implementation.

Autor:

• Marcelo Dalla Vecchia - Dalla Vecchia, M. - São João del Rei - <mdvecchia@ufsj.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7537-3598

Coautor(es):

• João Mendes Lima Junior - Junior, J.M.L - <joao_mendes_pb@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6436-8566

• Eroy Aparecida da Silva - Silva, E.A - <eroyntc@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7829-7615

• Telmo Mota Ronzani - Ronzani, T.M. - Juiz de Fora, MG - <tm.ronzani@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8927-5793



Resumo:

Realizou-se análise da implementação em nível nacional dos Centros Regionais de Referência (CRRs). Um questionário com 97 questões abertas e fechadas foi respondido por coordenadores de 51 CRRs oriundos das cinco regiões brasileiras. Um estudo de casos múltiplos ex-post-facto foi viabilizado recorrendo à triangulação entre análise estatística descritiva das questões fechadas e análise temática das questões abertas. A abrangência efetivamente nacional dos CRRs sustentou-se na ampliação da capilaridade das instituições públicas de ensino. A flexibilidade metodológica foi considerada oportuna no desenho dos cursos, viabilizando conteúdos atinentes à realidade local, com a proposição de projetos de intervenção no território impactando na articulação da rede intersetorial sobre drogas. Salientou-se a necessidade de maior autonomia administrativa e financeira e a relevância da continuidade dos processos formativos devido ao protagonismo dos CRRs nas políticas de drogas locorregionais. A análise realizada sinaliza para eixos que podem subsidiar a construção de indicadores de avaliação de processos formativos para o campo de álcool e outras drogas, bem como a elaboração de princípios e diretrizes para a formação na área.

Palavras-chave:

Educação Permanente; Capacitação profissional; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

Abstract:

An analysis of the nationwide implementation of Regional Reference Centers (RRCs) was carried out. A survey with 97 open and closed questions was answered by the coordinators of 51 RRCsthe five Brazilian regions. A multi-case ex-post-facto study was made feasible by the triangulation of descriptive statistical analysis of closed-ended questions and thematic analysis of opened-ended ones. The effective national scope of the RRCs was based on the broadening of the capillarity of public college institutions. Methodological flexibility was highlighted as a timely feature in the course design, making it possible to encompass local drug policies’ issues, and the proposition of intervention projects in the territory had an impact on the intersectoral network. It was highlighted the need for greater administrative and financial autonomy for the management of the Centers and the continuity of the training processes due to the importante role of RRCs in regional drug policies. The analysis highlighted axes that can support the construction of indicators for the evaluation of educational processes for the field of alcohol and other drugs, as well as the elaboration of principles and guidelines for training in the area.

Keywords:

Education, Continuing; Professional training; Program evaluation; Substance-Related Disorders.

Conteúdo:

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Como

Citar

Dalla Vecchia, M., Junior, J.M.L, Silva, E.A, Ronzani, T.M.. Centros Regionais de Referência: Análise da Implementação Nacional de Processos Formativos sobre Álcool e Outras Drogas.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/out). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/centros-regionais-de-referencia-analise-da-implementacao-nacional-de-processos-formativos-sobre-alcool-e-outras-drogas/17357?id=17357

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