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0373/2010 - CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM CURRICULOS TRADICIONAIS: UMA PROPOSTA INOVADORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
COLLECTIVE PORTFOLIOS CONSTRUCTION: AN INNOVATORY

Autor:

• Rosângela Minardi Mitre Cotta - Cotta, Minardi,R.M. - Viçosa, Minas Gerais - Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Nutrição e Saúde - <rmmitre@ufv.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Introdução: Tradicionalmente, a educação em saúde tem sido baseada em metodologias de transmissão de conhecimentos. Entretanto, o cenário atual de trabalho exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e com capacidade para trabalhar em equipes. Tal fato requer novas metodologias de ensino-aprendizagem que permitam ao discente à apropriação crítica do conhecimento, na perspectiva dialógica e interdisciplinar, tendo na problematização um instrumento de transformação. Objetivo: apresentar o relato de uma experiência inovadora utilizando a construção de portfólios coletivos como instrumento de aprendizagem, mudança de atitudes e avaliação na formação de alunos de graduação, em um contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Métodos: Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e ainda, com a realização de grupos focais (n=3). Resultados/Conclusão: A utilização de portfólios coletivos mobilizou nos discentes o pensamento crítico-reflexivo sobre a política de saúde brasileira - o Sistema Único de Saúde - ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento.
Palavras-chave: portfólio, metodologias de ensino-aprendizagem; problematização; educação em saúde; formação profissional, avaliação.


Abstract:

Introduction: Traditionally, the education to promote health has been based on knowledge transmission methods. However, today the instruction of critical-reflexive professionals, which can work in group is demanded. This requires new teaching-learning methodologies that allow the student the ownership of the critical knowledge, in the dialogic and interdisciplinary perspective, having the problematization a transformation instrument. Objective: Present the report of an innovative experience using the construction of collective portfolios learning and changing attitudes instrument in the education of college students, in the traditional curriculum structure context and by courses. Methods: Exploratory descriptive study, with a quali-quatitative approach, based on portfolios of collective (n=9), analyses built by academic course of Health Policy, complemented by the questionnaire open to students who attended this course (n=58) and still, with through focus groups (n=3). Results/Conclusion: The use of collective portfolios mobilized students in critical thinking and reflective of the Brazilian health policy - the Unified Health System - expanding the concept of the health-disease process and practices related to health services, valuing the teamwork and the active search for knowledge building, highlighting the years of the alterity, resilience and empowerment.

Key-words: portfolio, teaching-learning methodologies problematization; health education; professional training, evaluation.


Conteúdo:

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Como

Citar

Cotta, Minardi,R.M.. CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM CURRICULOS TRADICIONAIS: UMA PROPOSTA INOVADORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2010/abr). [Citado em 21/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/construcao-de-portfolios-coletivos-em-curriculos-tradicionais-uma-proposta-inovadora-de-ensinoaprendizagem/5343?id=5343

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