EN PT

Artigos

0312/2022 - Construção e validação de ferramenta educativa sobre insulinoterapia para adultos com diabetes mellitus
Construction and validation of an educational tool on insulin therapy for adults with diabetes mellitus

Autor:

• Luiz Henrique Diniz Miranda - Miranda, L.H.D. - <luizhenriquedinizmiranda@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1795-3062

Coautor(es):

• Janice Sepúlveda Reis - Reis, J.S - <janicesepulveda@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2465-862X

• Suelen Rosa de Oliveira - Oliveira, S.R - <sufmg@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7330-6102



Resumo:

A insulinoterapia empregada no tratamento do Diabetes Mellitus (DM) carece de ferramentas educativas que auxiliem a prática de autocuidado. Dessa forma, objetivou-se elaborar e validar uma ferramenta educativa destinada a promover a compreensão da relação entre variação glicêmica e insulinoterapia em adultos com DM1 e DM2. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: i) elaboração da ferramenta educativa; ii) validação de conteúdo e aparência por comitê de juízes; iii) pré-teste com o público-alvo. Participaram da segunda etapa dez juízes e da terceira etapa 12 adultos com DM 1 ou 2, em uso de insulina. Para avaliar a adequação do material educativo pelo comitê de juízes foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Para validação pelo público-alvo foram calculados os percentuais de concordância por itens. Como resultado, desenvolveu-se a ferramenta educativa Meu Diário de Tratamento (MDT), que obteve IVC médio de 99,6% e percentual de concordância de 99%. Conclui-se, portanto, que o conteúdo e a aparência da ferramenta MDT foram validados e adequados culturalmente para a população de adultos com DM tipo 1 e 2.

Palavras-chave:

Autocuidado; Diabetes Mellitus; Estudo de Validação; Insulina; Educação em Saúde.

Abstract:

The insulin therapy used in the treatment of Diabetes Mellitus (DM) lacks educational tools that help in the practice of self-care. Thus, the objective was to develop and validate an educational tool of the relationship between glycemic variation and insulin therapy for adults with type 1 and 2 DM. The study was developed in three stages: i) elaboration of the educational tool; ii) validation of content and appearance by a panel of judges; iii) pre-test with a target audience. Ten judges participated in the second stage and 12 insulin dependent adults with type 1 or 2 DM, participated in the third stage. To evaluate the adequacy of the material by the judges, the Content Validity Index (CVI) was used. For validation by the target audience, the percentages of agreement by items were calculated. The educational tool My Treatment Diary (MTD) was developed, which obtained an average CVI of 99.6% and a percentage of agreement of 99%. The results demonstrated that the content and appearance of the MTD tool were validated and culturally appropriate for the population of adults with type 1 and 2 DM.

Keywords:

Self Care; Diabetes Mellitus; Validation Study; Insulin; Health Education.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Miranda, L.H.D., Reis, J.S, Oliveira, S.R. Construção e validação de ferramenta educativa sobre insulinoterapia para adultos com diabetes mellitus. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/nov). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/construcao-e-validacao-de-ferramenta-educativa-sobre-insulinoterapia-para-adultos-com-diabetes-mellitus/18568?id=18568

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio