EN PT

Artigos

0085/2019 - Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil.
Education for health professionals: the experience of the SUS Improvement School in the Federal District, Brazil.

Autor:

• Wania Maria do Espírito Santo Carvalho - Carvalho, WMES - <waniaescarvalho@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5509-7669

Coautor(es):

• Maria Dilma Alves Teodoro - Teodoro, MDA - <mariadilma.teodoro@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4183-5982



Resumo:

O texto apresenta a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), que como a Escola Superior em Ciências da Saúde e a Escola Técnica de Saúde de Brasília é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. As Escolas atuam de modo complementar na formação na saúde no DF. Alinhada aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde a EAPSUS é responsável pela educação de servidores da SES e propõe como referencial a Pedagogia da Problematização. Busca incorporar ensino e aprendizado às necessidades dos serviços tornando profissionais atores reflexivos e construtores de alternativas de ação. Apresenta no seu escopo de atuação um recorte singular que lhe confere certa especificidade como escola de governo, por propor ações educativas contextualizadas. A educação é componente estratégico de um desenho ambicioso que alinha conceitos, diretrizes e instrumentos com o planejamento estratégico das unidades e com o Plano de Saúde do DF. A FEPECS conforma uma escola de saúde pública, por contemplar em suas vertentes ensino superior e pós-graduação, ensino profissionalizante e qualificação de trabalhadores e gestores do SUS do Distrito Federal, constituindo-se lócus de desenvolvimento da política distrital de formação na área de saúde.

Palavras-chave:

Educação Permanente, Aperfeiçoamento e Saúde Pública.

Abstract:

The paper presents the experience School of Improvement of the Unified Health System - EAPSUS, which is maintained by the Foundation of Education and Research in Health Sciences - FEPECS, such as the School of Health Sciences and the Technical School of Health of Brasília. Following the principles and guidelines of the National Policy on Continuing Education in Health, EAPSUS is responsible for educating employees of the public health system and it proposes the Pedagogy of Problematization as a reference. The objective is to incorporate teaching and learning to the needs of the health services, by making the professionals reflective actors and builders of action alternatives. It presents a singular cut that gives a specificity as a school of government, for proposing contextualized educational actions. Educating is a strategic component of an ambitious design that aligns concepts, guidelines and instruments with the strategic planning of the units and the Federal District Health Plan. FEPECS is a public health school, considering that it includes on its higher features university graduation degrees and post-graduation degrees, vocational education, SUS workers and managers of Federal District qualification, constituting the locus of development of the district policy of formation in the health area.

Keywords:

permanent education, improvement, public health.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Carvalho, WMES, Teodoro, MDA. Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/Abr). [Citado em 04/07/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/educacao-para-os-profissionais-de-saude-a-experiencia-da-escola-de-aperfeicoamento-do-sus-no-distrito-federal-brasil/17159?id=17159

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio