0199/2022 - Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and burnout in faculty members of higher education in Mexico Efeitos do bloqueio COVID-19 na duração do sono, qualidade do sono e esgotamento nos membros do corpo docente do ensino superior no México
This paper aims to assess the differences and associations of the effect of COVID-19 on sleep habits, sleep quality, and burnout symptoms among faculty members of higher education in Mexico. This was a cross-sectional study with a total sample of 214 faculty members of higher educationMexico between May 18th and June 10th of 2020. We applied questionnaires containing sociodemographic and specific questions regarding sleep habits, sleep quality, and burnout symptoms. The results show that during COVID-19 faculty members delayed their bedtime and rise time. No change was found with weekdays time in bed, however, during weekends, time in bed was more than an hour shorter. Social jetlag decreased significantly during COVID-19. Furthermore, during COVID-19, those who reported low sleep quality were more likely to report higher symptoms of emotional exhaustion and those who slept less on weekends were more likely to report higher symptoms of depersonalization. These results suggest that the COVID-19 pandemic may have an effect on sleep and sleep quality and burnout symptoms of faculty membershigher education in Mexico.
Este trabalho visa avaliar as diferenças e associações do impacto da COVID-19 sobre hábitos de sono, a qualidade do sono e sintomas de burnout entre os docentes de ensino superior no México. Este foi um estudo transversal com uma amostra total de 214 docentes do ensino superior do México entre 18 de maio e 10 de junho de 2020. Foram aplicados questionários contendo questões sociodemográficas e questões específicas sobre hábitos de sono, qualidade do sono e sintomas de burnout. Os resultados mostram que durante o COVID-19 os docentes atrasaram a hora de dormir e acordar. Nenhuma alteração foi observada com relação ao tempo de semana na cama, porém nos finais de semana o tempo na cama era mais de uma hora menor. O jetlag social diminuiu significativamente durante COVID-19. Além disso, durante o COVID-19, aqueles que relataram baixa qualidade do sono eram mais propensos a relatar sintomas mais elevados de exaustão emocional e aqueles que dormiam menos nos fins de semana eram mais propensos a relatar sintomas mais elevados de despersonalização. Esses resultados sugerem que a pandemia COVID-19 pode ter um efeito sobre a qualidade do sono e do sono e sintomas de esgotamento dos membros do corpo docente do ensino superior no México.
Efeitos do bloqueio COVID-19 na duração do sono, qualidade do sono e esgotamento nos membros do corpo docente do ensino superior no México
Resumo (abstract):
Este trabalho visa avaliar as diferenças e associações do impacto da COVID-19 sobre hábitos de sono, a qualidade do sono e sintomas de burnout entre os docentes de ensino superior no México. Este foi um estudo transversal com uma amostra total de 214 docentes do ensino superior do México entre 18 de maio e 10 de junho de 2020. Foram aplicados questionários contendo questões sociodemográficas e questões específicas sobre hábitos de sono, qualidade do sono e sintomas de burnout. Os resultados mostram que durante o COVID-19 os docentes atrasaram a hora de dormir e acordar. Nenhuma alteração foi observada com relação ao tempo de semana na cama, porém nos finais de semana o tempo na cama era mais de uma hora menor. O jetlag social diminuiu significativamente durante COVID-19. Além disso, durante o COVID-19, aqueles que relataram baixa qualidade do sono eram mais propensos a relatar sintomas mais elevados de exaustão emocional e aqueles que dormiam menos nos fins de semana eram mais propensos a relatar sintomas mais elevados de despersonalização. Esses resultados sugerem que a pandemia COVID-19 pode ter um efeito sobre a qualidade do sono e do sono e sintomas de esgotamento dos membros do corpo docente do ensino superior no México.
Arrona-Palacios, A., Rebolledo-Mendez, G., Escamilla, J., Hosseini, S., Duffy, J.. Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and burnout in faculty members of higher education in Mexico. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/ago). [Citado em 22/12/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/effects-of-covid19-lockdown-on-sleep-duration-sleep-quality-and-burnout-in-faculty-members-of-higher-education-in-mexico/18455?id=18455