EN PT

Artigos

0063/2020 - Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil.
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with Brazil’s dental attendance.

Autor:

• Katiéli Fagundes Gonçalves - Gonçalves, K.F - <katifag@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0252-3302

Coautor(es):

• Gabriele Rissotto Menegazzo - Menegazzo, G.R - <gabi_menegazzo@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4181-0267

• Juliana Balbinot Hilgert - Hilgert, J.B. - <jhilgert@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2204-1634

• Fernando Neves Hugo - Hugo, F.N. - <fernandoneveshugo@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2222-7719

• Jessye Melgarejo do Amaral Giordani - Giordani, JMA - <jessyesm@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3825-9734



Resumo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos epercebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. Demais variáveis de nível contextual foram associadas à insatisfação. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.

Palavras-chave:

Assistência odontológica; Atenção Primária; Ouvidoria; Satisfação do paciente; Sistema Único de Saúde

Abstract:

The aim of this study was to evaluate the influence of contextual and individual factors associated with dissatisfaction of users of Unified Health System(SUS) with the care provided by dentists in Primary Health Care. It is a cross-sectional and multilevel study, based on secondary data comingpart of a national basic research to assess user satisfaction with SUS. Data were collected by the Department of SUS Ombudsman by telephone contactof a sample of 35,393 individuals of the country. Contextual and individual variables were associated with dissatisfaction with the dental service provided by SUS.For the analysis, we used the software Stata version 11.0 and we used a logistic multilevel regression with random effects. A total of 2,331 individuals61 municipalities were included in the final sample of satisfaction with the dental service.Only 43% of participants had resolution of their claims and a seven times greater chance of dissatisfaction was perceived for those individuals who had unresolved demand in relation to those who solved it.Other variables of contextual level were associated with dissatisfaction.This research brings elements that can subsidize the government in actions aimed at improving access and quality of care provided in dental care.

Keywords:

Dental Care;Primary Health Care; Patient Advocacy;Patient Satisfaction; Unified Health System

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Gonçalves, K.F, Menegazzo, G.R, Hilgert, J.B., Hugo, F.N., Giordani, JMA. Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2020/Abr). [Citado em 06/07/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/fatores-contextuais-e-individuais-associados-a-insatisfacao-com-a-assistencia-odontologica-no-brasil/17545?id=17545

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio