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1739/2012 - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SAÚDE COLETIVA
PEDAGOGICAL TRAINING IN PUBLIC HEALTH GRADUATE AND POSTGRADUATE PROGRAMS

Autor:

• Guilherme Torres - Corrêa, G.T. - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - <correa.gt@usp.br> +

Coautor(es):

• Victoria Maria Brant Ribeiro - Riberiro, V.M.B. - Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - <victoria.brantr@gmail.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Esta pesquisa teve como objetivo discutir a relevância e a necessidade da formação pedagógica do professor universitário no campo da Saúde Coletiva. Discutiu-se a docência como uma prática que exige formação específica, pois é caracterizada por elementos complexos que vão além do domínio de determinado conteúdo. Ao assumir a pós-graduação stricto sensu como uma importante etapa para a formação do professor universitário, buscou-se identificar e caracterizar as disciplinas/práticas de formação pedagógica dos mestrados e doutorados acadêmicos em Saúde Coletiva. Para alcançar o objetivo do estudo tomou-se como base a teoria dos campos de Pierre Bourdieu e a teoria do currículo de Tomaz Tadeu da Silva. Os resultados apontam que a pós-graduação não toma a questão da formação pedagógica como objeto de interesse; e no que tange à Saúde Coletiva, aproximadamente 61% dos mestrados e 38% dos doutorados apresentam disciplinas/práticas de formação pedagógica, sendo que há uma tendência de formação técnica-instrumental, o que vai de encontro à história do campo. Conclui-se que há necessidade de se desenvolver uma cultura de valorização do ensino na universidade e na pós-graduação em Saúde Coletiva assumindo a complexidade da prática pedagógica em todas as suas dimensões.

Palavras-chave:

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÓS-GRADUAÇÃO SAÚDE COLETIVA

Abstract:

This research aimed to discuss the relevance and necessity of pedagogical education of university teachers, more specifically in the Public Health field. It is discussed that college teaching is a practice that requires specific training, since it is characterized by complex elements which go beyond the mastery of specific content. . By taking graduate and postgraduate studies as an important level to develop pedagogical training of future college teacher, pedagogical formation subjects and practices in Public Health graduate and postgraduate programs were identified and analyzed. To achieve the research aim, this work was based on Pierre Bourdieu‘s field theory and on Tomaz Tadeu da Silva‘s curricula theory. Results indicate that the programs do not take the issue of teacher training as an object of interest; and with regard to the Health Public field, about 61% of masters and 38% of doctoral degree programs have pedagogical training subjects/practices, and there is a tendency for technical-instrumental formation, which goes against the history of the field. It is concluded that there is need to develop a culture that values college and Public Health graduate/postgraduate teaching, assuming the complexity of pedagogical practice in all its dimensions.

Keywords:

PEDAGOGICAL TRAINING COLLEGE TEACHING GRADUATE POSTGRADUATE PUBLIC HEALTH

Conteúdo:

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Como

Citar

Corrêa, G.T., Riberiro, V.M.B.. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SAÚDE COLETIVA. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/set). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/formacao-pedagogica-na-posgraduacao-stricto-sensu-em-saude-coletiva/11346?id=11346&id=11346

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