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0168/2016 - Geração de trabalho e renda como estratégia de Promoção da Saúde: o caso das mulheres mastectomizadas em Nova Iguaçu RJ
Employment and income generation as a Health Promotion Strategy: the case of women submitted to mastectomy in Nova Iguaçu - RJ

Autor:

• Gíssia Gomes Galvão - Galvão, Gíssia Gomes - FIOCRUZ - <gissia@ensp.fiocruz.br>

Coautor(es):

• Clarice Silva Santana - Santana, Clarice Silva - Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu - < claricefisio@hotmail.com>

• Paulini Malfei de Carvalho Costa - Costa, Paulini Malfei de Carvalho - Universidade Federal do Rio de Janeiro - <paulinimalfei@gmail.com>

• Maria de Fátima Lobato Tavares - Tavares, Maria de Fátima Lobato - Fundação Oswaldo Cruz - <fafalobatotavares@gmail.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

O tema abordado neste artigo é a geração de trabalho e renda de mulheres mastectomizadas. Surgiu a partir da necessidade da reorientação das práticas de saúde desenvolvidas em um ambulatório de fisioterapia em mastologia oncológica de um município da baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro, baseada na Promoção da Saúde. Diante do dilema de que a maioria das mulheres possuía condições físicas para exercerem uma atividade laborativa, porém não eram absorvidas pelo mercado de trabalho devido às sequelas da cirurgia e as mudanças na rotina de cuidado pós-mastectomia originou-se um projeto de intervenção, com objetivo de promover o empoderamento dessas mulheres, com vistas ao restabelecimento da sua capacidade produtiva e independência econômica. Embora ainda não tenha sido completamente operacionalizado, espera-se como resultados maior autonomia, aumento do poder aquisitivo, valorização social e reforço do vínculo entre as mulheres e outros atores criando uma rede de apoio. Esses resultados estão em consonância com valores da Política Nacional de Promoção da Saúde, como solidariedade, humanização, corresponsabilidade, justiça e inclusão social.

Palavras-chave:

Promoção da Saúde Neoplasma de mama Mercado de trabalho Renda

Abstract:

The topic covered in the present article, generating employment and income for women with mastectomies, came from the need to redirect the practice developed by the Breast Oncology Physical Therapy outpatient clinic of the Nova Iguaçu City Hall in order to move forward with health promotion activities for service users. Given the dilemma that most women physically fit for work were not in the labor market because of complications of surgery and changes in post-mastectomy care routine, an intervention project was presented to the Health Promotion specialization course of the National School of Public Health, aimed at empowering these women in order to restore their productive capacity and economic independence. Among expected results, we underscore greater autonomy, increased purchasing power, social recognition and strengthening the link between women and other players, thereby creating a support network. The results are in line with National Health Promotion Policy values, such as solidarity, humanization, co-responsibility, justice, and social inclusion.

Keywords:

Health promotion Breast neoplasms Job market Income.

Conteúdo:

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Como

Citar

Galvão, Gíssia Gomes, Santana, Clarice Silva, Costa, Paulini Malfei de Carvalho, Tavares, Maria de Fátima Lobato. Geração de trabalho e renda como estratégia de Promoção da Saúde: o caso das mulheres mastectomizadas em Nova Iguaçu RJ. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/Abr). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/geracao-de-trabalho-e-renda-como-estrategia-de-promocao-da-saude-o-caso-das-mulheres-mastectomizadas-em-nova-iguacu-rj/15592

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