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0049/2012 - GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DESAFIO DAS COMISSÕES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
MANAGEMENT OF FINANCIAL RESOURCES OF PERMAMENT EDUCATION IN HEALTH: CHALLENGE OF INTEGRATION COMMITTEE OF SERVICE-LEARNING

Autor:

• Fabiane Ferraz - Ferraz, F. - Criciúma, SC - Universidade Federal de Santa Catarina - <olaferraz@gmail.com>

Coautor(es):

• Vânia Marli Schubert Backes - Backes, V.M.S. - Universidade Federal de Santa Catarina - <oivania@ccs.ufsc.br>

• Francisco Javier Mercado-Martinez - Mercado-Martinez, F.J. - Universidade de Guadalajara - México - <francisco.mercado@cucs.udg.mx>

• Laura Camargo Macruz Feuerwerker - Feuerwerker, L.C.M. - Universidade de São Paulo - <laura.macruz@gmail.com>

• Mônica Motta Lino - Lino, MM - Universidade Federal de Santa Catarina - <monicafloripa@hotmail.com>


Área Temática:

Políticas em Saúde

Resumo:

A utilização dos recursos financeiros da educação permanente em saúde (EPS) no Brasil, mesmo seguindo a dinâmica estabelecida no Pacto de Gestão, ainda configura-se como um problema nesse contexto. O objetivo foi analisar como ocorre a gestão dos recursos financeiros da Política Nacional de Educação Permanente em duas Comissões Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES), no Estado de Santa Catarina. Estudo qualitativo, do tipo pesquisa participante, realizado através da adequação da Investigação Temática de Paulo Freire, de maio-dezembro/2009, com 56 membros de duas CIES que, após a formação de círculos de investigação, participaram das etapas: levantamento dos temas geradores, codificação, decodificação e desvelamento crítico da realidade. A observação participante e o diálogo foram as principais técnicas de coleta de informações. Os resultados indicam que as CIES se assemelham nas problemáticas relacionadas à gestão de recursos destinados à política, sendo a burocratização, a indefinição de formas de gestão financeira e a morosidade que permeiam as estruturas regionais responsáveis pela gestão dos recursos são os principais fatores explicitados. Os participantes apresentam como possibilidades de mudança a elaboração de ações de EPS sobre a gestão de recursos financeiros em nível estadual.

Palavras-chave:

Educação Continuada Sistema Único de Saúde Financiamento em Saúde

Abstract:

The use of financial resources of Permanent Education in Health (PEH) in Brazil, even following the dynamics established in the Management Pact, still appears as a problem in this context. This study analyzes how occurs the management of these financial resources by two Permanent Integration Committees of Service-Learning (ICLS) in Santa Catarina/Brazil. This is a qualitative study, participatory research like, performed from May/ December 2009 through the adjustment of Paulo Freire’s Thematic Research, whit 56 members of two ICLS that after the formation of research groups, attended the stages of survey the generators themes, encoding, decoding, and critical disclosure of reality. Participant observation and dialogue were the main techniques of collecting data. The results indicate that the investigated realities aren’t far from each other in relation to the issues of management of resources intended to the politics and the bureaucracy, the blurring of forms of financial management and slow progress that permeate regional structures responsible for management of resources were the main aspects expressed. The participants showed as opportunities of change, the elaboration of PEH actions on the management of financial resources at the state level.

Keywords:

Education, Continuing Unified Health System Financing, Health

Conteúdo:

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Como

Citar

Ferraz, F., Backes, V.M.S., Mercado-Martinez, F.J., Feuerwerker, L.C.M., Lino, MM. GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DESAFIO DAS COMISSÕES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/ago). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/gestao-de-recursos-financeiros-da-educacao-permanente-em-saude-desafio-das-comissoes-de-integracao-ensinoservico/10915?id=10915&id=10915

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