0546/2010 - INDICADORES DO SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA (SAF) DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA.
INDICATORS OF THE PHARMACEUTICAL CARE SERVICE AT THE UNIVERSITY OF SOUTHERN SANTA CATARINA.
Autor:
• Graziela Modolon Alano - Alano,G.M. - Tubarão, Santa Catarina - Universidade do Sul de Santa Catarina - <graziela.alano@unisul.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
A Atenção Farmacêutica tem se constituído uma nova prática clínica para o farmacêutico. O estudo tem por objetivo apresentar os indicadores do Serviço de Atenção Farmacêutica da Universidade do Sul de Santa Catarina. Foi realizada a análise documental dos prontuários farmacêuticos de 58 pacientes entre setembro de 2007 a março de 2008. A maioria dos pacientes eram mulheres (77,6%) com idade média de 54 anos. Identificou-se no primeiro encontro a média de 4,6 problemas de saúde por paciente e no último 4,3. As classes farmacológicas mais prevalentes foram a cardiovascular (30,2%) e no sistema nervoso (27,5%). Detectou-se média de 2,7 problemas relacionados com medicamentos por paciente, sendo os mais comuns aqueles relacionados à efetividade e à segurança. Dos problemas identificados 82,2% foram classificados como evitáveis e 63,7% como manifestados. Das intervenções farmacêuticas registradas soube-se da aceitação de 79,0% com 78,9% de resultados positivos. Encontrou-se média de 2,6 necessidades relacionadas ao paciente sendo, principalmente, dúvidas quanto à terapia farmacológica (30,4%) sendo em 84,8% dos casos supridas.Palavras-chave: Atenção farmacêutica, necessidade relacionada ao paciente (NRP), problema relacionado ao medicamento (PRM), serviço voltado ao paciente.
Abstract:
Pharmaceutical Care has provided a new clinical practice for the pharmacists. This study aims to show the indicators of the Pharmaceutical Care Service at the University of Southern Santa Catarina. Documentary analysis of pharmaceutical records of 58 patients was performed between September 2007 and March 2008 to identify the indicators. Most patients were women (77.6%), mean age 54 years. Average number of health problems per patient was 4.6 in the first visit and 4.3 in the last one. The most widely used drug classes were cardiovascular (30.2%) and nervous system (27.5%). On average, 2.7 drug-related problems per patient was detected, the most common being those related to the effectiveness and safety. Of the problems identified, 82.2% were classified as preventable and 63.7% as manifested. Pharmaceutical interventions registered 79.0% of acceptance, of which 78.9% had positive results. On average, there was 2.6 patient-related needs, especially regarding questions about drug therapy (30.4%), which were positively answered in 84.8% of cases. These indicators show that the pharmaceutical care service is very active in promoting health education.Keywords: Pharmaceutical care, patient-related needs, drug-related problems, patient-oriented services.