0227/2015 - Inovação em Ouvidorias do SUS – Reflexões e Potencialidades
Innovation in Brazilian SUS Ombudsman - Reflections and Potentials
Autor:
• Fernando Manuel Bessa Fernandes - Fernandes, F.M.B. - Rio de Janeiro, RJ - ENSP/FIOCRUZ, DCS - <fernando.bessa@ensp.fiocruz.br>Coautor(es):
• Marcelo Rasga - Rasga, Marcelo - ENSP/FIOCRUZ, DCS - <rasga@ensp.fiocruz.br>• José Mendes Ribeiro - Ribeiro, J.M. - Rio de Janeiro, - ENSP/FIOCRUZ, DCS - <ribeirojm@globo.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0182-395X
• Assis Mafort Ouverney - Ouverney, A.M - ENSP/FIOCRUZ, DCS - <assismafort@ensp.fiocruz.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8581-3777
• Flávio José Fonseca de Oliveira - Oliveira, Flávio José Fonseca de - ENSP/FIOCRUZ, DCS - <fjfo@uol.com.br>
• Maria Francisca Abritta Moro - Moro, Maria Francisca Abritta - SGEP/MS, DOGES/SGEP/MS - <maria.moro@saude.gov.br>
Área Temática:
Avaliação de Serviços de SaúdeResumo:
O artigo pretende refletir sobre as potencialidades de práticas inovativas na concepção e no trabalho das instâncias que compõem o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde. Divide-se em duas partes, buscando responder à seguinte questão:Como se pensar e concretizar práticas inovadoras – e mais, que contenham sustentabilidade na sua renovação – quando demandas urgentes da população estão sendo por ela vocalizadas e ouvidas pelo Poder Público, urgências estas ainda mais dramáticas quando situadas na área da Saúde e que devem ser prontamente respondidas, atendidas e solucionadas?
Em sua primeira parte, o artigo discorre sobre o polissêmico conceito de inovação, focalizando sua aplicação no campo da administração pública em suas três esferas, e assinala-se a importância de sua estreita correlação com as noções distintas de informação e conhecimento numa sociedade como a que vivemos. Na segunda, desenvolve uma ideia-força de Ouvidoria e, apoiada nesta, uma proposta de conceito operacional de inovação em ouvidoria, considerando o contexto de mudança e transformações em alta velocidade e a complexidade característica da vida contemporânea e as necessidades de manejamento de recursos e de desenvolvimento de expertise na gestão da informação.
Palavras-chave:
Inovação Participação Social Defesa do Usuário Controles Formais da SociedadeAbstract:
This paper reflects on the potential of innovative practices in the design and work of the brazilian ombudsman system of health. The text is divided into two parts, seeking to answer the question:How to conceive and implement innovative practices - and more, containing sustainability in its renewal - when urgent demands of the population are being talked and heard by the Government, even more dramatic when relating to health and must be promptly answered, answered and resolved?
The first part of the article discusses the polysemic concept of innovation, focusing on their application in the field of public administration in its three spheres, and points out the importance of its close correlation with the different notions of information and knowledge in a society like we live in. In the second part, the text develops a driving idea Ombudsman and presents a proposal for an operational concept of innovation in ombudsman, considering the changing context and transformations at high speed marking the complexity characteristic of contemporary life as well as the needs of resources management and expertise development in information management.