EN PT

Artigos

0301/2016 - Modos de explicar o bullying: análise dimensional das concepções de adolescentes
Ways to explain bullying: dimensional analysis of the conceptions held by adolescents

Autor:

• Wanderlei Abadio de Oliveira - Oliveira, Wanderlei Abadio de - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - <wanderleio@usp.br> +

Coautor(es):

• Iara Falleiros Braga - Braga, Iara Falleiros - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Riberião Preto - <iarafalleiros@gmail.com>

• Claudio Romualdo - Romualdo, Claudio - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Riberião Preto - <claudio.romualdo42@gmail.com>

• Simona C. S. Caravita - Caravita, Simona C. S. - Catholic University of the Sacred Heart, Department of Psychology - <simona.caravita@unicatt.it>

• Marta Angélica Iossi Silva - SILVA, M.A.I. - Ribeirão Preto, SP - Universidade de São Paulo (USP) / Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) , Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (DEMISP) - <maiossi@eerp.usp.br>

• Jorge Luiz da Silva - Silva, Jorge Luiz da - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Riberião Preto - <jorgelsilva@usp.br>


Área Temática:

Saúde da Criança e do Adolescente

Resumo:

Esse estudo apreendeu o significado do bullying para estudantes e, a partir dessa perspectiva, contribui com a abordagem da saúde do escolar. Objetivou-se conhecer as dimensões de concepções de estudantes sobre o bullying. Participaram 55 adolescentes de 11 escolas públicas, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dimensional foi utilizada no tratamento dos dados e se construiu uma matriz com as dimensões identificadas. A Teoria Fundamentada nos Dados foi adotada como referencial metodológico e teórico. Os adolescentes conhecem as principais dimensões do bullying, mas o explicam de forma descritiva e numa perspectiva individual. As dimensões identificadas foram: tipo, natureza, exemplos, motivação e consequências. O tipo de violência foi a dimensão com maior poder explicativo em relação às demais, sobressaindo-se o tipo verbal e suas diferentes formas de manifestação. Aspectos da literatura que definem o bullying foram identificados no conjunto, indicando a difusão do tema, sua ocorrência e apreensão pelos estudantes. O caráter inovador do estudo se centra na identificação das dimensões presentes nas narrativas dos estudantes brasileiros sobre o bullying, abordagem que contribui com a organização dos programas de cuidado e intervenção em diferentes áreas.

Palavras-chave:

Saúde EscolarViolênciaBullyingSaúde do AdolescentePesquisa Qualitativa

Abstract:

This study uncovers the meaning regarding bullying held by students and, based on the perspective, contributes to the approach of student health. The objective was to identify the dimensions of students’ conceptions regarding bullying. A total of 55 students from 11 public schools participated by answering semi-structured interviews. Dimensional analysis was used to treat data and a matrix was constructed with the dimensions identified. The Grounded Theory was adopted as the methodological and theoretical framework. The adolescents were aware of the main dimensions of bullying but explained it descriptively and from individual perspectives. The following dimensions were identified: type, nature, examples, motivation and consequences. The type of violence was a dimension with greater explanatory power in relation to the remaining dimensions. Verbal violence and its different manifestations stood out. Aspects of the literature that define bullying were identified, indicating how the topic is diffused, its occurrence and how it is understood by students. The innovative nature of this study is its focus on the identification of the dimensions of bullying present in the narrative of Brazilian students. It is an approach that contributes to the organization of healthcare programs and interventions in different fields .

Keywords:

School HealthViolenceBullyingAdolescent HealthQualitative Research

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Oliveira, Wanderlei Abadio de, Braga, Iara Falleiros, Romualdo, Claudio, Caravita, Simona C. S., SILVA, M.A.I., Silva, Jorge Luiz da. Modos de explicar o bullying: análise dimensional das concepções de adolescentes. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/jun). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/modos-de-explicar-o-bullying-analise-dimensional-das-concepcoes-de-adolescentes/15726?id=15726

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio