EN PT

Artigos

0056/2015 - Mudança no perfil sócio demográfico de consumidores de produtos orgânicos.
Change in the socio-demographic profile of consumers of organic products.

Autor:

• Maristela Costamilan Pereira - Pereira MC. - Pelotas, RS - Universidade Federal de Pelotas - <mcostamilan@hotmail.com>

Coautor(es):

• Fabiana Torma Botelho - Botelho, F.T. - Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Nutrição - <fabibotelho@hotmail.com>

• Kelly Lameiro Rodrigues - Rodrigues, K.L. - Pelotas, RS - Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Nutrição - <lameiro_78@hotmail.com>

• Cátia Regina Müller - Müller, C. R. - Pelotas, RS - Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Nutrição - <catia.sls@gmail.com>

• Fernanda Abduch Rodrigues - RODRIGUES, F. A. - Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Nutrição - <fernandabduch@hotmail.com>

• Angélica Bandeira Afonso Moutinho - Moutinho, Angélica Bandeira Afonso - Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Nutrição - <angelica_bandeira@hotmail.com>


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

. Este estudo teve como objetivo verificar o perfil sócio demográfico, condições de saúde e a relação com o consumo de produtos orgânicos de consumidores que frequentavam diferentes feiras agroecológicas no município de Pelotas – RS. Aplicou-se um questionário aos consumidores de produtos orgânicos durante as compras nas feiras agroecológicas. Observou-se que os consumidores com menor nível de escolaridade e renda passaram a frequentar mais as feiras agroecológicas consumindo mais alimentos orgânicos. Os consumidores eram preocupados com saúde e alimentação, sendo pequena a parcela dos que possuía diagnóstico de doença, existindo diferentes motivações que influenciava a compra de alimentos orgânicos.

Palavras-chave:

Feiras Agroecológicas Condições de Saúde Produtos Agroecológicos

Abstract:

This study aimed to determinate the socio-demographic profile, the health status, and the relation with the organic products intake of consumers who attend some agroecological street markets in Pelotas, RS. It was given a questionnaire to those organic consumers during their shopping on the agroecological street markets. It was found that the consumers with lower education levels and lower income began attending the agroecological street markets more frequently, buying more organic foods. Those consumers were concerned about their health status and nutrition, very few of them had disease diagnosis, and there were different motivations influencing the purchase of organic food.

Keywords:

Agroecological Street Market Health Status Agroecological Products

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Pereira MC., Botelho, F.T., Rodrigues, K.L., Müller, C. R., RODRIGUES, F. A., Moutinho, Angélica Bandeira Afonso. Mudança no perfil sócio demográfico de consumidores de produtos orgânicos.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/mai). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/mudanca-no-perfil-socio-demografico-de-consumidores-de-produtos-organicos/15122?id=15122

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio