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0146/2009 - O agente comunitário de saúde e suas práticas educativas em saúde bucal: uma avaliação qualiquantitativa
The community health agent and their educational practices in oral health: a quali-quantitative evaluation

Autor:

• Fábio Luiz Mialhe - Mialhe, F.L - Piracicaba - Faculdade de Odontologia de Piracicaba -FOP/UNICAMP - <fabiofop2012@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6465-0959


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Dentre as atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde (ACS), as ações educativas são de fundamental para a produção do cuidado. O objetivo deste estudo foi avaliar estes aspectos em uma amostra aleatória de 80 ACS, provenientes de 16 Unidades de Saúde da Família do município de Piracicaba, SP, representando de 51,3% da população estudada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, seguindo um roteiro contendo temas pertinentes as práticas educativas em saúde bucal dos agentes, as quais foram gravadas e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de processamento de respostas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Verificou-se que as atividades educativas em saúde bucal são realizadas de forma esporádica e voltadas prioritariamente às gestantes, mães e crianças, em um modelo vertical de transmissão de informações, visando mudanças de comportamentos individuais e incorporação de hábitos saudáveis. Os resultados sugerem a necessidade dos ACS repensarem a forma como vêm desenvolvendo suas práticas educativas em saúde bucal. Entretanto, para que isso se torne realidade, é imprescindível o apoio e incentivo do gestor de saúde em processos de educação permanente voltados a estes profissionais e toda a equipe.
Palavras-chave: Educação em Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde, Programa Saúde da Família.

Abstract:

Among the activities developed by the community health agent (CHA), the educational actions are of fundamental importance for the production of health care. Therefore, the objective of the present study was to evaluate those aspects in a randomly sample of 80 CHA, originating from 16 Family Health Program Units in Piracicaba, SP, representing 51.3% of the studied population. The data was collected through semi-structured interviews, following a script with questions about dental health education practices developed by the agents, which were recorded and transcribed. For the analysis of the data, it was used the quali-quantitative technique of data processing of the Collective Subject Discourse (CSD). It was verified that dental health education activities are performed sporadically by CHA and addressed mainly to pregnant, mothers and children, in a vertical model of information transmission, seeking changes in individual behaviors and incorporation of healthy habits. The results suggest the need of the CHA rethink the way how they are developing their educational practices in dental health. However, for this to become a reality, it is indispensable the support of the health manager in processes of permanent education directed to these professionals and to the whole team.
Key words: Health Education, Community Health Agent, Family Health Program.


Conteúdo:

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Como

Citar

Mialhe, F.L. O agente comunitário de saúde e suas práticas educativas em saúde bucal: uma avaliação qualiquantitativa. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2009/jun). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-agente-comunitario-de-saude-e-suas-praticas-educativas-em-saude-bucal-uma-avaliacao-qualiquantitativa/3884?id=3884&id=3884

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