EN PT

Artigos

0288/2022 - O consumismo da desinformação em saúde: os abjetos objetos do desejo.
The consumerism of health misinformation: the abject objects of desire.

Autor:

• Paulo Roberto Vasconcellos-Silva - Vasconcellos-Silva, PR - <bioeticaunirio@yahoo.com.br; p.vasconcellos@unirio.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4646-3580



Resumo:

O desafio de analisar a distorção infodêmica e o ávido consumo das Fake News está ligado à complexidade das engrenagens de produção, divulgação e contaminação do imaginário social. Há discussões acadêmicas ao redor de termos imprecisos para nomear uma ampla variedade de situações comunicativas da Mediosfera. As modalidades de situações desinformativas e lacunas no arcabouço conceitual desdobram-se em indeterminações, embora pouca atenção se tenha dedicado à recepção das mensagens. O que se pretende destacar no presente ensaio refere-se às circunstâncias tecnológicas e culturais a partir das quais prospera a produção e consumo incoercível da mentira, não raro justificada sob diversos propósitos. Destaca-se a centralidade do engodo em massa como agressão à política e à saúde pública em um contexto sócio cultural no qual o vício na excitação tornou-se estruturante. Serão usadas ferramentas analíticas da Filosofia da Excitação de Christoph Tücker para compreender o fenômeno da ininterrupta produção de estímulos e artefatos imagéticos que incitam ao vício nas narrativas de ludíbrio e das interações sem relacionalidade. Conclui-se que no contexto da atual “Idade Mídia”, novas modalidades de ideologia e alienação estão envolvidas em ciclos de consumo. Conclui-se que as necessidades da identidade grupal geram discursos sem diálogo e deterioração dos processos comunicativos a partir do qual o poder da convicção impera sobre o factual.

Palavras-chave:

Comunicação em saúde; Mídias sociais e saúde; Internet e saúde; Desinformação; Sociedade Excitada

Abstract:

The challenge of analyzing the infodemic distortion and the avid consumption of Fake News is linked to the complexity of the production, dissemination and contamination of the social imaginary. There are scholarly discussions around imprecise terms to name a wide variety of communicative situations in the Mediosphere. The modalities of uninformative situations and gaps in the conceptual framework unfold into indeterminacy, although little attention has been devoted to the reception of messages. What is intended to be highlighted in this essay refers to the technological and cultural circumstanceswhich the production and uncontrollable consumption of lies thrives, often justified under different purposes. The centrality of mass deception is highlighted as an aggression to politics and public health in a socio-cultural context in which the addiction to excitement has become structuring. Analytical toolsChristoph Tücker\'s Philosophy of Arousal will be used to understand the phenomenon of the uninterrupted production of stimuli and imagery artifacts that incite addiction in narratives of deception and interactions without relationality. It is concluded that in the context of the current “Media Age”, new modalities of ideology and alienation are involved in consumption cycles. It is concluded that the needs of group identity generate speeches without dialogue and deterioration of communicative processeswhich the power of conviction prevails over the factual.

Keywords:

Health communication; Social media and health; Internet and health; Misinformation; Excited society

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Vasconcellos-Silva, PR. O consumismo da desinformação em saúde: os abjetos objetos do desejo.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/Out). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-consumismo-da-desinformacao-em-saude-os-abjetos-objetos-do-desejo/18544

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio