EN PT

Artigos

1520/2013 - O ensino das ciências sociais em saúde: Entre o aplicado e o teórico (Reapresentação).
Social sciences teaching: Between practice and theory.

Autor:

• Nelson Filice de Barros - Barros, N.F. - Campinas, SP - DMPS/FCM/UNICAMP - <nelfel@uol.com.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Os modelos de ensino de ciências sociais e da clínica são insuficientes para as necessidades prático-reflexivas do ensino das ciências sociais aplicadas à saúde. O objetivo deste artigo é refletir sobre os desafios e perspectivas do ensino de ciências sociais para profissionais da saúde. Na década de 1950 iniciou-se o importante movimento de aproximação das ciências sociais com o campo da saúde, no entanto prevalecem relações de fraca credencial, devido: baixo status profissional dos cientistas sociais na área da saúde; localização pouco clara dos profissionais de ciências sociais no campo da saúde; pequena importância atribuída pelos estudantes às ciências sociais; reduzido número de profissionais e a colonização das ciências sociais pela cultura biomédica no campo da saúde. Dessa maneira, aos profissionais das ciências sociais aplicadas à saúde ainda é colocada a necessidade de construir uma identidade, mesmo após seis décadas de presença no campo da saúde, pois sua condição ambivalente os tem fixado como presença parcial, incompleta e virtual, exigindo estratégia complexa de sobrevivência na fronteira entre as ciências sociais e a saúde.

Palavras-chave:

Ciências SociaisSociologia da SaúdeEnsinoIdentidadeIntegraçãoEducação Médica

Abstract:

The models of teaching social sciences and clinic are insufficient for the needs of practical-reflective teaching of social sciences applied to health. The purpose of this article is to reflect on the challenges and perspectives of social science education for health professionals. In 1950 began the important movement towards social sciences to the field of health, however professionals still have weak credential due to: low professional status of social scientists in health; unclear location of professional social sciences in the health field; little importance given by students in the social sciences; small number of professionals and the colonization of the social sciences by the biomedical culture in the health field. Thus, the professionals of social sciences applied to health are still placed the need to build an identity, even after six decades of presence in the field of health, because their ambivalent status has been establishing them as partial, incomplete and virtual presence, requiring complex survival strategy in the border between social sciences and health.

Keywords:

Social SciencesSociology of HealthTeachingIdentityIntegrationMedical Education

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Barros, N.F.. O ensino das ciências sociais em saúde: Entre o aplicado e o teórico (Reapresentação).. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2013/Ago). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-ensino-das-ciencias-sociais-em-saude-entre-o-aplicado-e-o-teorico-reapresentacao/13943

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio