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0850/2007 - O Internato Rural na formação do profissional farmacêutico para a atuação no Sistema Único de Saúde.
The Rural Internship Program in pharmacist graduation to act in the Brazilian Unified Health System

Autor:

• Luciana Tarbes Mattana Saturnino - Saturnino, L.T.M. - Belo Horizonte, Minas Gerais - Centro de Pesquisas René Rachou / FIOCRUZ-MG - <luciana.tarbes@gmail.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Para contemplar o exposto nas Diretrizes Curriculares, algumas Faculdades de Farmácia têm implantado a disciplina de Internato Rural (IR) como forma de inserção do ensino para o SUS e de viabilizar a interação do aluno com a prática farmacêutica. Este trabalho analisa o conhecimento dos alunos do IR do Curso de Farmácia da UFMG sobre o SUS e sobre a atividade farmacêutica. A coleta das informações foi feita por meio de Grupos Focais (GF), um antes e outro imediatamente após a experiência de campo. Oito alunos participaram dos dois momentos. O roteiro do GF contemplou: concepção do SUS, as atividades do profissional no sistema público de saúde e a expectativa com o IR. O processamento das informações foi feito pela análise de conteúdo. Observou-se que em ambos os momentos os alunos desconheciam os conceitos e princípios do SUS. Entretanto, após o retorno do município foram observadas palavras como acesso, direito universal e promoção da saúde. Os alunos desconheciam as atividades do farmacêutico no Serviço e o termo assistência farmacêutica não foi mencionado em nenhum momento. As análises apontaram para o baixo conhecimento dos alunos sobre o SUS e sobre o papel do profissional. No entanto, eles consideraram o IR uma disciplina motivadora para a atuação no mesmo.
Palavras chave: Farmacêutico, Ensino de Farmácia, SUS, Internato Rural

Abstract:

Considering the Brazilian Curricular Lines of 2002, some Faculties of Pharmacy established the Rural Internship Program (RI) as a way of introduction of pharmaceutical education planned for the Unified Health System (SUS), and to make possible the interaction of the students with pharmacist practice. This work describes the knowledge of students registered in RI at the Faculty of Pharmacy in Federal University of Minas Gerais about SUS and pharmaceutical service inside the System. The information acquired was taken by Focal Groups (FG), one happening before and the other after the field experience. Eight students participated on the FG, before and after. The script of the FG had: conceptions, professional activity in SUS and the expectation of the students about the RI. The data process was done by content analysis. It was observed that in both moments the students were unaware about the concepts and principles of SUS. However, words like “access”, “universal right” and “health promotion” had been said by the students after the Program. The data analysis pointed low knowledge of the students about SUS and the professional participation in it. The term pharmaceutical assistance was not mentioned at any moment. The students considered the RI a motivating program for future performance in SUS.
Keywords: Pharmacist, Pharmacy Education, SUS, Rural Internship

Conteúdo:

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Citar

Saturnino, L.T.M.. O Internato Rural na formação do profissional farmacêutico para a atuação no Sistema Único de Saúde.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2008/ago). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-internato-rural-na-formacao-do-profissional-farmaceutico-para-a-atuacao-no-sistema-unico-de-saude/2676?id=2676

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