EN PT

Artigos

0128/2024 - PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO BRINQUEINSTEIN SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA PEDIATRIA
PERSPECTIVES OF BRINQUEINSTEIN HEALTHCARE PROFESSIONALS ON THE IMPLEMENTATION OF THERAPEUTIC PLAY IN PEDIATRICS

Autor:

• Carolline Billett Miranda - Miranda, C. B. - <carolline.billett@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6467-2944

Coautor(es):

• Edmara Bazoni Soares Maia - Maia, E. B. S - <ebsmaia@unifesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2996-6936

• Fabiane de Amorim Almeida - Almeida, F. A. - <fabiane.almeida@einstein.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8062-3579



Resumo:

Os benefícios do brinquedo terapêutico (BT) em pediatria são amplamente divulgados na literatura, entretanto, seu uso pelos profissionais de saúde ainda é limitado. Objetivou-se compreender como os profissionais que pertencem ao grupo BrinquEinstein e avaliam o processo de implementação sistemática do BT em unidades pediátricas hospitalares. Realizou-se estudo exploratório, de abordagem qualitativa, nas unidades pediátrica e de terapia intensiva de um hospital geral de extraporte, na cidade de São Paulo. Participaram 13 profissionais de diferentes categorias pertencentes ao BrinquEinstein. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual e audiogravada, sendo analisados a partir da Análise Temática Indutiva proposta por Braun & Clark. Da análise das entrevistas, emergiram cinco temas: vivenciando um processo transformador; os benefícios que fortalecem o caminho; as facilidades que impulsionam a caminhada; as barreiras que desafiam o processo; e as perspectivas futuras. Para os profissionais entrevistados, é imprescindível que o uso do BT se torne uma prática rotineira nos diferentes contextos de atendimento à saúde da criança, sendo que gestores e instituições têm papel fundamental na sua implementação.

Palavras-chave:

Criança; Hospitalização; Humanização da assistência; profissionais de saúde.

Abstract:

The benefits of therapeutic play (TP) in pediatrics are widely reported in the literature, however its use by health professionals is still limited. The objective was to understand how professionals belonging to the BrinquEinstein group evaluate the process of systematic implementation of TP in hospital pediatric units. Exploratory study, with a qualitative approach, developed in the pediatric and intensive care units of extra-large general hospital in São Paulo. The sample consisted of 13 professionalsdifferent categories belonging to BrinquEinstein. Data was collected through individual semi-structured and audio-recorded interviews, being analyzed based on the Inductive Thematic Analysis proposed by Braun & Clark. From the analysis of the interviews, five themes emerged: experiencing a transforming process; the benefits that strengthen the path; the facilities that encourage the walk; the barriers that challenge the process; the future prospects. For the interviewed professionals, it is essential that the use of TP becomes a routine practice in different contexts of the child´s healthcare, in which managers and institutions play a fundamental role in its implementation.

Keywords:

Child; Hospitalization; Humanization of Assistance; Health Personnel.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Miranda, C. B., Maia, E. B. S, Almeida, F. A.. PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO BRINQUEINSTEIN SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA PEDIATRIA. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Abr). [Citado em 17/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/perspectivas-dos-profissionais-de-saude-do-brinqueinstein-sobre-a-implementacao-do-brinquedo-terapeutico-na-pediatria/19176?id=19176

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio