EN PT

Artigos

0577/2016 - PET-Saúde como indutor da formação profissional para o Sistema Único de Saúde.
PET-Health as inducer of professional education to Unified Health System.

Autor:

• Bárbara Cássia Santana Farias-Santos - Farias-Santos, Bárbara Cássia - Natal, Rio Grande do Norte - UFRN, DOD - <bfarias0507@hotmail.com>

Coautor(es):

• Luiz Roberto Augusto Noro - Noro, L.R.A. - Natal, RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,, Odontologia - <luiz_noro@hotmail.com>
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8244-0154


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

O PET-Saúde é configurado como um programa desenvolvido por cursos da área da saúde voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS), com a preceptoria de um profissional do serviço público. O objetivo da pesquisa foi comparar o desempenho entre alunos que participaram do PET-Saúde de cursos de Odontologia, Medicina e Enfermagem por meio dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2010 com aqueles que não participam no programa. A população do estudo consistiu de 49.758 estudantes, dos quais 761 participaram do PET-Saúde. Para analisar o desempenho de estudantes em 2010 foram considerados os escores médios dos conhecimentos gerais, habilidades específicas e saúde coletiva. Os alunos que participaram do PET-Saúde tiveram um desempenho superior em todas as médias (55,48) quando comparados com aqueles que não o fizeram (50,96). O investimento compartilhado entre os Ministérios da Saúde e Educação no PET-Saúde, estratégia envolvendo estudantes, profissionais de serviços públicos e professores, contribuiu para a reorientação da formação em saúde, produzindo uma importante relação entre os serviços de saúde pública e a universidade.

Palavras-chave:

Avaliação educacionalSistema Único de SaúdeEducação em OdontologiaEducação MédicaEducação em Enfermagem

Abstract:

PET-Health is configured as a program developed by health courses guided by the principle Unified Health System (SUS), with the preceptorship of a professionalhealth public service. The aim of the research was to compare the performance between PET-Health undergraduate of Dentistry, Medical and Nursing courses by the results of National Student Performance Exam (ENADE) in 2010 with those who did not participate in the program. The study population consisted of 49,758 students, which 761 participated in PET-Health. To analyze the performance of students in 2010 were considered the mean scores in general education, expertise skill and public health. Students who participated in PET-Health had superior performance in all means (55.48) when compared to those who did not (50.96). The shared investment between the Ministries of Health and Education in PET-Health, strategy involving students, professionalspublic services and professor, contribute to the reorientation of health training, producing a great relationship between public health services and university.

Keywords:

Educational MeasurementUnified Health SystemEducationDentistryNursingMedical

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Farias-Santos, Bárbara Cássia , Noro, L.R.A.. PET-Saúde como indutor da formação profissional para o Sistema Único de Saúde.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/dez). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/petsaude-como-indutor-da-formacao-profissional-para-o-sistema-unico-de-saude/16003?id=16003&id=16003

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio