EN PT

Artigos

0019/2013 - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CAMPUS CAPITAL): O OLHAR DOS TUTORES
EDUCATION PROGRAM OF WORKING FOR HEALTH OF THE UNIVERSITY OF SÃO PAULO (CAPITAL CAMPUS): THE LOOK OF THE TUTORS

Autor:

• Graciela Soares Fonsêca - Fonsêca, G.S. - São Paulo, SP - Faculdade de Odontologia da USP - <gal_sf@hotmail.com>

Coautor(es):

• Simone Rennó Junqueira - Junqueira, S.R. - São Paulo, SP - Faculdade de Odontologia da USP - <srj@usp.br>


Área Temática:

Saúde e Trabalho

Resumo:

No sentido de gerar mudanças positivas no processo de formação em Saúde, os Ministérios da Saúde e da Educação instituíram, em 2008, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). O estudo se propôs a obter o consenso de um grupo de conhecedores em potencial sobre o Programa, implementado na Universidade de São Paulo, Campus Capital. Os sujeitos do estudo foram os tutores que integraram a proposta no período 2010-2012. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, auxiliada pela técnica Delphi. Dentre os pontos levantados, os tutores acreditam que o Programa proporciona benefícios para a atuação docente e contribui para a qualificação dos profissionais inseridos nos serviços de saúde, além de oferecer melhorias para a formação na área da saúde. Na opinião dos sujeitos, os tutores representam o elo entre a academia e os serviços de saúde e os preceptores são de grande importância para garantir a efetividade das atividades. O planejamento de reuniões regulares e seminários auxiliam no processo. Os principais limites explicitados foram a falta de comprometimento manifestada por alguns estudantes e a alta carga horária dos cursos de graduação.

Palavras-chave:

educação formação de recursos humanos pesquisa qualitativa técnica delfos

Abstract:

In order to develop positive changes in the education process of health professionals, the Ministries of Health and Education established in 2008 the Education Program of Work for Health. The study aimed to achieve the consensus of a group of experts about the Program established at the University of São Paulo, Capital Campus, Brazil. Study subjects were tutors who integrated the proposal in 2010-2012. A qualitative approach assisted by the Delphi Technique was used. Among data collected tutors believe the program provides benefits to teaching practice and contributes to qualification of professionals involved in health services, and offers improvements for training in the health area. From the subjects point of view, the tutors are the link between academy and the health services and the preceptors are critical to ensure the effectiveness of activities. The planning regular meetings and seminar help in the process. The main limitations are the lack of explicit commitment shown by some students and the high workload of undergraduate courses.

Keywords:

education human resources formation qualitative research delphi technique

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Fonsêca, G.S., Junqueira, S.R.. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CAMPUS CAPITAL): O OLHAR DOS TUTORES. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2013/Mar). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/programa-de-educacao-pelo-trabalho-para-a-saude-da-universidade-de-sao-paulo-campus-capital-o-olhar-dos-tutores/12133?id=12133

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio