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0274/2018 - Qualidade de vida de escolares nascidos prematuros, o relato do cuidador e o auto-relato infantil.
Quality of life of schoolchildren born prematurely, children’s self-reports and caregivers’ reports.

Autor:

• Juliana Aparecida Martini - Martini, JA - <julianaaparecidamartini@hotmail.com>

Coautor(es):

• Gimol Benzaquen Perosa - Perosa,GB - Botucatu, São Paulo - <gimol@fmb.unesp.br>

• Flávia Helena Pereira Padovani - PADOVANI, F H P - <flaviapad@yahoo.com.br>



Resumo:

Este estudo objetivou comparar a avaliação da qualidade de vida de escolares nascidos prematuros a partir de dois instrumentos e comparou a avaliação da criança com a de seu cuidador. Participaram 57 crianças nascidas pré-termo, de ambos os sexos, entre cinco e oito anos completos. Os cuidadores responderam um instrumento baseado na funcionalidade (HUI3) enquanto um auto questionário baseado na teoria do bem-estar (AUQEI) foi aplicada à criança e ao cuidador. Calculou-se a correlação entre avaliação do cuidador aos dois instrumentos, assim como da avaliação dos diferentes respondentes. De acordo com os resultados, 51,9% das crianças consideraram que sua qualidade de vida estava prejudicada, com alto nível de concordância com seus cuidadores. Por outro lado, a partir da escala HUI3, os cuidadores avaliaram leve prejuízo na qualidade de vida das crianças. Não houve associação estatisticamente significativa entre as respostas do cuidador às duas escalas. Discute-se a percepção de prejuízos na qualidade de vida de crianças nascidas prematuras, a concordância entre crianças e cuidadores quando se utilizou o mesmo instrumento e a falta de consenso entre as medidas elaboradas a partir de referenciais teóricos distintos.

Palavras-chave:

qualidade de vida; saúde da criança; nascimento prematuro; avaliação.

Abstract:

This study compared assessments concerning the quality of life of schoolchildren born prematurely based on two instruments and compared the assessments of children with those of their caregivers. A total of 57 children born prematurely, both sexes, aged between five and eight years old participated in the study. The caregivers completed an instrument based on funcionality (HUI3) while an autoquestionnaire based on the theory of wellbeing (AUQEI) was applied to both children and caregivers. The correlation between the caregivers’ assessments measured by two instruments, and the assessments between the different respondents was calculated. The results show that 51.9% of the children considered their quality of life to be impaired; a high level of agreement was found with the caregivers’ assessments. According to the HUI3, caregivers considered that the quality of life of children was mildly impaired. No statistically significant association was found between the answers provided by the caregivers’ to both scales. The perception that the quality of life of children born prematurely is discussed as well as the level of agreement found between children and caregivers when the same instrument was used and lack of consensus between the instruments based on different theoretical frameworks.

Keywords:

quality of life; child health; premature birth; evaluation.

Conteúdo:

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Como

Citar

Martini, JA, Perosa,GB, PADOVANI, F H P. Qualidade de vida de escolares nascidos prematuros, o relato do cuidador e o auto-relato infantil.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2018/jun). [Citado em 22/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/qualidade-de-vida-de-escolares-nascidos-prematuros-o-relato-do-cuidador-e-o-autorelato-infantil/16807?id=16807

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