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0064/2014 - Qualidade de vida de estudantes de medicina da UERJ por meio do Whoqol-bref: uma abordagem multivariada.
Qualidade de vida de estudantes de medicina da UERJ por meio do Whoqol-bref: uma abordagem multivariada.

Autor:

• Ana Cláudia Chazan - Chazan,Ana Cláudia - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Faculdade de Ciências Médicas/Universidade do estado do Rio de Janeiro-Departamento de Medicina de Familia e Comunidade - <anachazan@gmail.com>

Coautor(es):

• Mônica Campos - Campos, M. - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz - Departamento de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. - <monicarodriguescampos@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7443-5977

• Flavia Portugal - Portugal,Flavia - Departamento de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz - - <flaviabportugal@gmail.com>


Área Temática:

Epidemiologia

Resumo:

A UERJ reserva 45% das vagas para estudantes com carência socioeconômica. Objetivo: conhecer em que extensão, variáveis sociodemográficas, de saúde, forma de ingresso e o ano da graduação, influenciam simultaneamente os domínios da qualidade de vida (QV) dos estudantes de medicina aferida pelo Whoqol-bref. Participaram 394 estudantes (72% dos matriculados em 2010), idade média: 23 anos, 61% mulheres, 43% cotistas e 20% morbidade crônica referida (MCR). Os menores escores de QV observados foram para: mulheres, com MCR, cotistas, da classe C e do terceiro e sexto ano. A análise por regressão linear múltipla revelou que todas as variáveis independentes analisadas apresentaram associação negativa com os domínios da QV, e em conjunto contribuíram parcialmente para sua explicação, chegando a 22% no domínio meio ambiente, influenciada pela classe econômica e forma de ingresso. A presença de MCR associou-se negativamente aos domínios físico, psicológico e relações sociais. Estes dois últimos domínios também foram influenciados pelo ano da graduação (ser do terceiro ou sexto anos). Variáveis que colaboram positivamente com a QV precisam ser exploradas. Os dados obtidos são suficientes para orientar estratégias de cuidado aos estudantes mais vulneráveis ao longo da formação médica, com especial atenção aos cotistas.

Palavras-chave:

qualidade de vida , estudante de medicina , análise multivariada

Abstract:

Abstract
UERJ allocates 45% of the university‘s places to students with socioeconomic deficiency. We used Whoqol-bref to assess to what extent sociodemographic, health variables, admission process and year of graduation simultaneously influence the quality of life (QOL) domains of medical students. 394 students averaging 23 years of age participated in the study: 61% females, 43% quota holders and 20% referred chronic morbidity (RCM). The lowest QOL scores were observed among women, with RCM, quota holders, economic class C and students at the 3rd and 6th grades. A multiple linear regression analysis showed that all independent variables analyzed had a negative association with QOL domains, and when assessed jointly contributed partly to its explanation, achieving 22% in the "environment" domain, influenced by social class and admission process. The presence of a RCM had a negative influence on the physical, psychological and social relations domains. The last two domains were also influenced by the year of graduation (being from the third or sixth years). Variables with a positive influence on the QOL need to be explored. The data obtained are enough to serve as the base for approach strategies to be applied to the most vulnerable students during medical training, giving special attention to quota holders.
&#8195;

Keywords:

quality of life medical students.

Conteúdo:

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Como

Citar

Chazan,Ana Cláudia, Campos, M., Portugal,Flavia. Qualidade de vida de estudantes de medicina da UERJ por meio do Whoqol-bref: uma abordagem multivariada.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2014/out). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/qualidade-de-vida-de-estudantes-de-medicina-da-uerj-por-meio-do-whoqolbref-uma-abordagem-multivariada/15048?id=15048&id=15048

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