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0220/2012 - QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS – SC
Quality of life for elementary education teachers in Florianópolis County – SC

Autor:

• Érico Pereira Gomes Felden - Felden, E. P. G. - Florianópolis, SC - Universidade do Estado de Santa Catarina - <ericofelden@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6924-122X

Coautor(es):

• Clarissa Stefani Teixeira - Teixeira, C.S. - Fundação Educacional de Santa Catarina - <clastefani@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1362

• Adair da Silva Lopes - Lopes, A.S. - Universidade Federal de Santa Catarina - <adair@cds.ufsc.br>


Área Temática:

Saúde e Trabalho

Resumo:

Este estudo objetivou investigar a percepção de qualidade de vida e a contribuição dos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente para a qualidade de vida geral de professores de educação básica do município de Florianópolis – SC. A amostra foi formada por 349 professores das redes estadual e municipal de ensino que responderam a um questionário com dados sociodemográficos e ao Whoqol-bref. A média de qualidade de vida geral foi de 63,75 pontos. O domínio meio ambiente apresentou menor escore médio (53,93 pontos) e o domínio relações sociais o maior (73,1 pontos). Os domínios meio ambiente e físico apresentaram maior associação com a qualidade de vida geral. Os professores da rede estadual de ensino apresentaram menores escores de qualidade de vida geral (p=0,001). Menores escores de qualidade de vida geral estiveram correlacionados com maior tempo de magistério (p=0,008) e maior carga de trabalho semanal (p=0,013). Redução da carga horária, programas de promoção da saúde no decorrer da carreira e medidas ergonômicas no ambiente escolar são necessárias.

Palavras-chave:

qualidade de vida saúde do trabalhador condições de trabalho educação saúde escolar

Abstract:

This study aimed to investigate the perception of quality of live and the importance of the physical, psychological, social relationships and environment domains for overall quality of life for elementary education teachers in Florianópolis County – SC. The sample was composed of 349 teachers of the public school system (state and municipal) that responded to a questionnaire with sociodemographic informations and to Whoqol-bref. The average overall quality of life was 63.75 points. The environment dominion presented the lowest average score (53.93 points) and the social relationships domain the higher (73.1 points). The environment and physical domains showed higher association with average overall quality of life. The teacher who worked in state education system showed lowest average overall quality of life (p=0.001). Lowest scores for overall quality of life correlated with longer time in the teaching (p=0.008) and higher weekly work hours (p=0.013). Reduction of workload, health promotion programs during the career and ergonomic actions in the school environment are necessary.

Keywords:

quality of life occupational health working conditions education school health

Conteúdo:

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Como

Citar

Felden, E. P. G., Teixeira, C.S., Lopes, A.S.. QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS – SC. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/mar). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/qualidade-de-vida-de-professores-de-educacao-basica-do-municipio-de-florianopolis-sc/9575?id=9575

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