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0454/2012 - QUALIDADE DO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DA RECIFE: A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO
QUALITY OF CARE IN HEALTH FAMILY PROGRAM IN THE CITY OF RECIFE: THE PERCEPTION OF USER

Autor:

• Renata Florêncio Santiago - Santiago, R. F. - Brasilia, DF - Ministério da Saúde - <re_fsantiago@yahoo.com.br>

Coautor(es):

• Wayner Vieira de Souza - SOUZA, W.V. - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/FIOCRUZ - PE - <waynervieira@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0939-9332

• PETRA OLIVEIRA DUARTE - Duarte, PO - Recife, PE - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/FIOCRUZ - PE - <petraduarte@uol.com.br>

• Betise Mery Alencar Sousa Macau Furtado - FURTADO, B.M.A.S.M. - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/FIOCRUZ-PE - <betisemery@gmail.com>

• GABRIELLA MORAIS DUARTE MIRANDA - Miranda, G. M. D. - RECIFE, PE - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/FIOCRUZ-PE - <gabriella.miranda@ufpe.br, gabymduarte@yahoo.com.br - gabymduarte21@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9588-6817

• ANTONIO DA CRUZ GOUVEIA MENDES - MENDES, A.C.G. - RECIFE, PE - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/FIOCRUZ-PE - <antoniodacruz@gmail.com>


Área Temática:

Avaliação de Serviços de Saúde

Resumo:

Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos usuários com a qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família do Recife. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Recife, sendo entrevistados 939 usuários. Os usuários são predominantemente adultos jovens, do sexo feminino, casados, com baixo nível de escolaridade e donas de casa. Apresentam alto vínculo com as unidades, tendo-a como referência para o seu atendimento. Os resultados evidenciam a assistência a demanda programada. Os usuários apresentam maior satisfação com o trabalho dos profissionais e uma menor satisfação com as condições oferecidas pelas unidades. Quanto mais jovem e com mais escolaridade, maior a insatisfação com as condições oferecidas. Apresentaram grande insatisfação com o tempo de espera, com a acessibilidade e com a insuficiência de atividades educativas e comunitárias, sendo as duas últimas dimensões relacionadas aos princípios gerais desta estratégia. A grande satisfação com assistência clínica, confidencialidade e direito a informações, dimensões relacionadas à relação profissional-usuário são determinantes na qualidade da assistência. Esta avaliação enfocando cada momento do atendimento contribuiu na sua apreensão crítica pelos usuários.

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde Satisfação do Usuário Programa Saúde da Família

Abstract:

This study aims to assess the users‘ perception about the quality of care in Family Health Units in Recife. This is a descriptive cross sectional study with quantitative approach. The survey was conducted in Recife, and interviewed 939 users. Users are predominantly young adults, female, married, with low education and housewives. They are strongly linked with the units, taking it as a reference for your service. The results show the scheduled service demand. Users have greater satisfaction with the professionals work and less satisfaction with the unit’s conditions. The youngers and more educated showed greater dissatisfaction with the conditions offered. There are great dissatisfaction with the attendance delay, with the accessibility and the lack of educational and community activities, which are two dimensions related to the general principles of this strategy. The great satisfaction with clinical care, confidentiality and right to information, dimensions related to user-professional relationship are important in the quality of care. This evaluation focused on each moment of the service attendance and brings an important contribution to a critical apprehension by users.

Keywords:

Health Evaluation User Satisfaction Family Health Program

Conteúdo:

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Como

Citar

Santiago, R. F., SOUZA, W.V., Duarte, PO, FURTADO, B.M.A.S.M., Miranda, G. M. D., MENDES, A.C.G.. QUALIDADE DO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DA RECIFE: A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/abr). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/qualidade-do-atendimento-nas-unidades-de-saude-da-familia-no-municipio-da-recife-a-percepcao-do-usuario/9863?id=9863

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