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0188/2021 - QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA
QUALITY IN HEALTH AND SAFETY OF PATIENTS: EVALUATION OF THE RESULTS OF A DISTANCE LEARNING PROGRAM

Autor:

• Rosilene Aparecida dos Santos - Santos, R. A. - Rio de Janeiro, RJ - <rosilenasantos@gmail.com, rosileninha@yahoo.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4431-1244

Coautor(es):

• Walter Vieira Mendes Júnior - Mendes Junior, W. V. - <waltervieramendes@gmail.com>

• Mônica Martins - Martins, M. - <msmartin@uol.com.br>



Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise dos resultados do Programa de Formação em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (CQSSP) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Trata-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, transversal e descritiva, baseada no Modelo de Avaliação de Kirkpatrick. Os achados dimensionaram o êxito da proposta pedagógica do CQSSP com avaliação considerada positiva nos níveis de Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. A partir de análise da percepção de egressos, observou-se que 82% destes passaram a considerar plenamente a ocorrência de erro na prática do cuidado, 68% a incorporar os conhecimentos adquiridos à sua prática profissional, e, 73% passaram a estudar e pesquisar temas relacionados a SP. Inquérito captando o número de Núcleos de Segurança do Paciente ou instâncias equivalentes constituídos ou reformulados durante ou depois do CQSSP foi realizado. Avaliou-se, ainda, o grau de contribuição do curso na implementação dos protocolos e ações de Segurança do Paciente (SP) nos hospitais, refletindo, assim, a significativa contribuição do CQSSP para a SP e qualidade do cuidado hospitalar.

Palavras-chave:

Segurança do Paciente. Qualidade da Assistência à Saúde. Avaliação Educacional. Avaliação Institucional. Formação Profissional.

Abstract:

The purpose of this article is to present an analysis of the results of the Training Program in Quality in Health and Patient Safety (CQSSP) of the National School of Public Health Sérgio Arouca. It is a quantitative qualitative, transversal and descriptive approach, based on the Kirkpatrick’s Evaluation Model. The findings give a clearer picture of the success of the CQSSP pedagogical intent through an assessment considered positive in the levels of Reaction, Learning, behavioural changes and Results. From the analysis of the perception of the graduates, it was observed that 82% of them started to fully consider the occurrence of error in the practice of care, 68% incorporated the acquired knowledge into their professional practice, and 73% started to study and research themes related to SP. Furthermore, a Survey on the number of Patient Safety Centers or equivalent bodies constituted or reformulated during or after the CQSSP was also carried out, and the extent of contribution of the course in the implementation of the protocols and actions of Patient Safety (SP) in hospitals was also evaluated. Overall, the findings point out to a significant contribution of the CQSSP to the SP and quality of hospital care.

Keywords:

Patient Safety. Quality of Health Care. Educational Evaluation. Institutional Evaluation. Professional qualification.

Conteúdo:

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Como

Citar

Santos, R. A., Mendes Junior, W. V., Martins, M.. QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2021/Mai). [Citado em 06/07/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/qualidade-em-saude-e-seguranca-do-paciente-avaliacao-dos-resultados-de-um-programa-de-formacao-a-distancia/18087?id=18087

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