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0224/2019 - Qualitative evaluation of school meal menus offered in Brazilian municipalities.
Avaliação qualitativa de cardápios escolares oferecidos em municípios Brasileiros.

Autor:

• Rafaella Guimarães Moraes Camargo - Camargo, R.G.M - <raguimanutri@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9668-8713

Coautor(es):

• Simone Caivano - Caivano, S. - São Vicente, SP - <simone.caivano@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3035-9888

• Semíramis Martins Álvares Domene - Domene, S. M. A. - <semiramisdomene@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3003-2153



Resumo:

Objetivo: Avaliar a qualidade de cardápios escolares brasileiros. Métodos: Estudo transversal analisou 2500 cardápios, de 500 municípios brasileiros. Os cardápios foram avaliados com base no Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar. Os dados foram submetidos à análise descritiva. Resultados: Observou-se que 29,4% dos cardápios apresentaram alta qualidade, 50,6% qualidade regular e 20% baixa qualidade. Cereais e tubérculos (86%) e carnes e ovos (67%) foram os grupos de maior frequência nos cardápios, seguidos de leguminosas (42,16%), hortaliças (40%), frutas (35,56%) e laticínios (18,6%); a frequência da oferta de alimentos embutidos, (8,68%) e doces como refeições (3,64%); foi menor. Entre demais componentes, 84,6% dos cardápios ofertavam doces como sobremesa em nenhum ou em um dia da semana; os formulados aparecem em 65,6% dos cardápios pelo menos uma vez por semana. Em 22% dos cardápios o horário estava compatível com o tipo de refeição servida. Conclusão: Alimentos importantes para a nutrição infantil, como laticínios, hortaliças e frutas, não são oferecidos regulamente na alimentação escolar. A despeito dos avanços observados na gestão da política, a presença de formulados pelo menos uma vez por semana ainda é frequente nos cardápios.

Palavras-chave:

Alimentação escolar. Planejamento de cardápio. Indicador de qualidade.

Abstract:

Objective: To evaluate the quality of Brazilian school meal menus. Methods: Cross-sectional study that analyzed 2500 menus of 500 Brazilian municipalities. The menus were evaluated based on the Quality Index for School Meal Menus (IQCAE – Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar). The data were submitted to descriptive analysis. Results: We found that 29.4% of menus presented high quality; 50.6%, regular quality; and 20%, low quality. Grains and tubers (86%) and Meat and eggs (67%) were the groups most found in menus, followed by Legumes (42.16%), Vegetables (40%), Fruits (35.56%), and Dairy products (18.6%); the frequency of Cured meats and sausages (8.68%) and Sweets as meals (3.64%) was lower. Among other components, 84.6% of the menus offered Sweets as dessert in none or one day a week; ultra-processed foods appear in 65.6% of menus at least once a week. In 22% of the menus, meal time was compatible with type meal served. Conclusion: Important food for child nutrition, such as dairy, vegetables, and fruits, are not regularly provided by school meals. Despite the advances in policy management, the presence of ultra-processed foods at least once a week is still frequent in the menus.

Keywords:

School feeding. Menu planning. Quality index.

Conteúdo:

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Como

Citar

Camargo, R.G.M, Caivano, S., Domene, S. M. A.. Qualitative evaluation of school meal menus offered in Brazilian municipalities.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/ago). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/qualitative-evaluation-of-school-meal-menus-offered-in-brazilian-municipalities/17298?id=17298

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