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0218/2016 - Quando a participação de crianças e jovens com deficiência não se resume à atividade: um estudo bibliográfico
When participation of children and youth with disability is not only activity: a bibliographic study

Autor:

• Tatiana Vasconcelos Santos - Santos, T.V - Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira - <tatiufjf@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1547-0561

Coautor(es):

• Martha Cristina Nunes Moreira - Moreira, Martha Cristina Nunes - Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira - <marthacnmoreira@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7199-3797

• Romeu Gomes - Gomes, R - nstituto Fernandes Figueira - IFF/Fiocruz, Departamento de Ensino - <romeugo@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3100-8091


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

O artigo analisa a abordagem da participação de crianças e adolescentes no campo dos estudos sobre deficiência (Disability Studies). Metodologicamente, conjuga uma revisão bibliográfica a uma análise de conteúdo temática com intuito de analisar quais dimensões da participação são exploradas na literatura. Como resultados, destacam-se quatro temáticas: Esporte, Qualidade de vida/Bem estar, Mensuração da participação e Escola. Conclui-se que há um foco na participação como execução de atividades em um contexto sendo escassas as discussões mais ampliadas sobre o domínio contemplando-o como um valor humano, relacionado à sociabilidade e bases de apoio, gerenciamento de autonomia e níveis de dependência.

Palavras-chave:

Criança Adolescente Deficiência Participação social

Abstract:

This article analyses children and youth participation approach in the field of Disability Studies. Methodologically, the study combines a bibliographic review and thematic analysis content in order to analyse which participation dimensions are explored in the literature. As results, four topics stand out: Sport, Quality of Life/Well-being, Participation measurement and School. The conclusion is that has a focus on participation as activity performed in a context, being scarce broader discussions about the domain as a human value related to sociability and support bases, autonomy management and dependency levels.

Keywords:

Child Adolescent Disability Social Participation

Conteúdo:

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Como

Citar

Santos, T.V, Moreira, Martha Cristina Nunes, Gomes, R. Quando a participação de crianças e jovens com deficiência não se resume à atividade: um estudo bibliográfico. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/mai). [Citado em 23/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/quando-a-participacao-de-criancas-e-jovens-com-deficiencia-nao-se-resume-a-atividade-um-estudo-bibliografico/15643?id=15643

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