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1138/2010 - REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE ALIMENTOS INFANTIS COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
THE REGULATION OF FOOD PUBLICITY FOR CHILDREN AS STRATEGY FOR HEALTH PROMOTION

Autor:

• Patrícia Henriques - Henriques, P. - Niterói - Universidade Federal Fluminense - <patriciah@id.uff.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8154-0962


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

RESUMO
As práticas alimentares da população brasileira vêm se alterando nas últimas décadas e a publicidade é um dos fatores que contribuem para esta situação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conteúdo das propagandas de alimentos veiculadas na televisão e dirigidas a crianças, sob a ótica da regulação. As propagandas foram gravadas em fitas VHS de duas grandes emissoras de televisão, no período de férias escolares. Foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo e definidas oito categorias de análise a partir do referencial teórico sobre as práticas alimentares e seus determinantes. Para subsidiar a análise utilizou-se a proposta de Regulamento Técnico da Anvisa. Foram contabilizadas 1018 propagandas, das quais foram selecionadas as 132 (12,9%) que anunciavam alimentos dirigidos para as crianças, sendo identificados somente 12 produtos diferentes. De acordo com o Regulamento proposto, todas as propagandas analisadas infringiam pelo menos três artigos, entre os quais se destaca o 4º, Incisos III e VIb. É nítida a urgência do setor público regular o conteúdo das propagandas de alimentos infantis, cujo consumo pode ser prejudicial à saúde, devido à influência que exercem na decisão pela compra, tanto por parte das próprias crianças, quanto dos pais.
Palavras-chave: propaganda de alimentos, televisão, público infantil.

Abstract:

ABSTRACT
Eating habits of the Brazilian population have been changing in recent decades and publicity is one of the factors contributing to this situation. The objective of this study was to evaluate the content of food publicity broadcast on television and addressed to children, from the perspective of regulation. The publicity was recorded in the two major television stations, in the school holidays. It was used techniques of contents analysis and defined eight categories of analysis from the theoretical framework on the feeding practices and their determinants. To subsidize this analysis was used the proposal for a Technical Regulation of Anvisa. Were recorded 1018 advertisements, of which 132 (12.9%) were selected that advertised foods targeted at children, but were identified only 12 different products. According to the proposed regulation, all the material analyzed infringed at least three articles, among which stands out the 4th, Sections III and VIb. It is clear the urgency of the government regulates the content of food advertisements for children, whose consumption can be harmful to health because of their influence on the decision to purchase, both by the children themselves, and their parents.
Keywords: food publicity, television, children.

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Citar

Henriques, P.. REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE ALIMENTOS INFANTIS COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2011/fev). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/regulamentacao-da-propaganda-de-alimentos-infantis-como-estrategia-para-promocao-da-saude/6641?id=6641&id=6641

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